Ideias de incentivo à leitura

Escrito por eric benac | Traduzido por alexandre guerra
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias de incentivo à leitura
Incentive seu filho a ler cedo (reading image by Renata Osinska from Fotolia.com)

A leitura forma a base de toda a educação. Mas, algumas crianças têm dificuldades de aprendizado ou mesmo para querer ler. É nestes casos que programas de incentivo à leitura podem ajudar. Sugira estas ideias às escolas da sua região para ajudar na educação de seu filho.

Outras pessoas estão lendo

Quanto mais cedo, melhor!

Um dos programas mais populares e de longa duração, em apoio ao incentivo da leitura, disponíveis é o programa "Book It" da Pizza Hut. Iniciado em 1984, este programa oferece às crianças o incentivo de leitura oferecendo-as pizzas grátis. Crianças que lêem uma certa quantia de livros por semana podem receber um cupom pessoal do professor para trocar por uma pizza grande, alguns breadsticks e uma soda. As crianças precisam, para isto, preencher um papel detalhando o quanto leram. Devem, também, expor uma breve explicação da história, para provarem que estão realmente fazendo a leitura que afirmam. Converse na Pizza Hut mais próxima para definir um programa na sua escola.

Leitores esportivos

Muitas crianças têm pouco interesse em leitura, mas um ávido interesse por esportes. Estas crianças, geralmente, são tão brilhantes quanto as que apreciam leituras, mas preferem mais atividades físicas e ativas. Um programa de incentivo chamado Leitores esportivos pode ajudar a estimular o interesse por leitura nessas crianças. Escolha um esporte que está em época e foque o seu programa neste esporte. Por exemplo, um programa de leitura de outono deveria se focar em futebol, enquanto um de primavera em vôlei. Torne cada atividade de leitura em uma atividade esportiva. Por exemplo, pegar um livro da livraria pode ser como um lance de passe e o começo de uma leitura como um passe correto. O avanço da leitura pode ser como percorrer um campo e o seu término uma vitória ganha. Escrever um resumo pode ser como o início de um novo lance, enquanto o retorno à livraria pode ser um gol. Recompense as crianças que fazem boa pontuação com um dinheiro extra na mesada ou pequenos presentes.

Ficar ou sair?

Crianças adoram sentir que estão participando de alguma coisa. Ajude-as a se sentirem úteis e a acender o interesse delas por leitura com o programa "Ficar ou sair?". Este programa tem como foco a sua biblioteca. Faça com que seus atendentes pesquisem os livros e descubram quais crianças não olham com frequência. Coloque esses livros na mesa "Ficar ou sair?". Quando as crianças vierem à biblioteca durante a semana, os atendentes devem informá-las quais livros estão na mesa de "Ficar ou sair?". Elas podem, então, decidir se cada livro deve sair ou permanecer na mesa, com a opção de levar para casa, ler, e decidir se o livro vale a pena ou não. Elas devem escrever um motivo pelo qual o livro deveria permanecer ou sair, mas esses motivos precisam estar relacionados ao conteúdo dos livros. Não pode ser algo como: "Eu não gostei do título" ou apenas "É chato". No final de cada mês, conte os votos de "ficar" e os de "sair" e informe nas salas de aula quais livros estão saindo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível