Ideias para jardins europeus

Escrito por chris ciolli | Traduzido por bruno laget
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para jardins europeus
Água é sempre uma forma de aumentar o interesse no seu jardim, e você pode inclusive adicionar peixes (English Garden image by JASON WINTER from Fotolia.com)

Jardins europeus são uma maneira elegante e charmosa de organizar um espaço exterior. Crie um jardim europeu, seja de estilo Barroco; Renascentista; inglês; botânico; fazenda ou estilo mosteiro, e um passeio pelo espaço se tornará um passeio pela História. Use árvores, arbustos, plantas e flores em combinação com esculturas, fontes, pontes, construções e trilhas para criar um espaço único e idílico no seu quintal.

Outras pessoas estão lendo

Inspiração

Se você já visitou recentemente um jardim europeu que você realmente gostou, pode usá-lo como inspiração. Faça uma pesquisa na internet a respeito desse jardim em particular, e imprima fotos, layouts e listas de plantas utilizadas nele. Se o jardim está próximo a você, faça mais visitas e anote os elementos, ideias e plantas que você gostou mais. Pesquise a viabilidade dessas plantas no solo e clima da área onde você vive. Esboce seu jardim de forma viável ao seu espaço e necessidades.

Alternativamente, contacte o paisagista local e explique suas ideias e inspiração. Peça por sugestões de design e cotações de preço.

Ideias para jardins europeus
Os Jardins Boboli são um exemplo famoso de jardinagem da renascença italiana. (palace gardens image by Louise McGilviray from Fotolia.com)

Jardins da Renascença

O jardim Renascentista típico do século XV retira sua inspiração dos ideais clássicos de ordem e beleza. Esse tipo de jardim usa edifícios e elementos arquitetônicos sem que estes sejam os centros do design. Jardins tradicionais da Renascença usam muitas plantas trepadeiras como a hera, rosas e vinhas em conjunto com treliças, pórticos, pérgulas e pavilhões, bem como árvores esculpidas, topiaria e arbustos. No centro do jardim, muitas vezes existe um lago ou uma fonte, às vezes com uma estátua ou escultura no centro. Árvores frutíferas conformadas em arcos e formas decoram estes jardins. As trilhas podem ser de grama, terra, cascalho ou pavimento. O uso de terraços conforma os jardins Renascentistas em níveis suavemente inclinados, e as plantas e estruturas separam o jardim em setores. Alguns exemplos deste tipo de jardim são o Jardim Villa Lante di Bagnaia e os Jardins Boboli na Itália, e o Jardim The Mount em Massachusetts. Jardins renascentistas italianos são complicados de se criar e exigem muita manutenção.

Ideias para jardins europeus
O estilo formal dos Jardins da Renascença criam um impacto, mas requerem muito planejamento e trabalho (Villansy image by ddgp from Fotolia.com)

Jardins Ingleses

Os jardins Ingleses derivam seu caráter de uma ampla variedade de flores perfumadas, vegetação exuberante e viçosa, áreas de estar isoladas e trilhas sinuosas à sombra de árvores altas. De acordo com Arista Hageman em Gardeningknowhow.com, para um jardim Inglês, pense em ervas, legumes, rosas, arbustos e grama. Atualmente, curvas e ângulos suaves definem o projeto do jardim Inglês, e uma aparência rústica, solta, faz o jardim parecer mais autêntico. Mobília ao ar livre, como cadeiras de madeira e bancos rústicos convidam o visitante a sentar-se e ficar um tempo. Os jardins Ingleses são menos formais, e não precisam de tanta manutenção, pois as plantas são deixadas para crescer de forma mais natural do que nos jardins formais da Renascença.

Ideias para jardins europeus
Os Jardins Ingleses têm um ar mais caseiro e livre do que os jardins formais da Renascença (english cottage garden image by Paul Hunt from Fotolia.com)

Jardins combinantes

Se você gosta de vários tipos de jardins europeus tradicionais, combine seus elementos favoritos para fazer seu próprio jardim europeu original. Em vez de tentar recriar um estilo específico de jardim, junte elementos estruturais tradicionais de jardins renascentistas italianos com elementos mais soltos de jardins ingleses ou vice-versa, e faça modificações personalizadas para atender às suas necessidades. Junte flores e plantas locais ou exóticas para dar um toque incomum, não-europeu, no âmbito geral de um jardim europeu que você goste. Busque inspiração e idéias na Internet, ou fora de casa. Faça o jardim você mesmo ou contrate serviços especializados, e quando menos esperar, já estará desfrutando do seu espaço particular personalizado.

Ideias para jardins europeus
Flores conferem um colorido e aumentam o interesse em um jardim. (flower beds image by Christopher Hall from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível