×
Loading ...

Ideias para projetos de sexta série sobre animais

Atualizado em 17 abril, 2017

Tópicos sobre animais são boas maneiras de atrair crianças que acham ciências uma matéria tediosa. Sugira pesquisas sobre animais domésticos ou selvagens para um projeto de feira de ciências. Alunos de sexta série são grandes o suficiente para lidar com experimentos complicados. Eles podem conduzir pesquisas antes da feira de ciências e anotar os resultados.

Crianças podem estudar animais de estimação ou de zoológicos e fazendas (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Espécies em extinção

Pesquise sobre uma espécie em extinção e escreva um relatório com suas descobertas. Converse com especialistas em universidades e zoológicos, e realize também pesquisas on-line e na biblioteca. Descreva o motivo da espécie estar ameaçada, quais esforços são necessários para prevenir a extinção, e inclua estatísticas para ilustração; mudanças de clima e fatores econômicos normalmente fazem parte. Entre os animais em ameaça, estão as espécies de lobo etíope, perereca torrente, cavalo marinho delgado e albatroz.

Loading...

Cães e olfato

Organize experimentos para testar o olfato de cães de estimação. Esconda uma seleção de substâncias com diferentes cheiros para descobrir qual cão os detecta mais rápido; peça para amigos e vizinhos para que você possa estudar os animais de estimação de cada um. Veja qual cheiro eles preferem observando a reação de cada animal, qual substância atrai mais, e se eles preferem algum cheiro em particular. Anote os resultados de suas experiências junto com a descrição do olfato do cachorro, e o motivo dele ser tão refinado. Fatores de sobrevivência, como sentir o cheiro de um predador e encontrar comida, são os principais motivos.

Saúde do dono do animal de estimação

Monte um questionário projetado para verificar a saúde física e emocional de uma pessoa. Faça perguntas sobre qual a frequência e quanto de exercício a pessoa faz, como eles se sentem física e mentalmente, quão satisfatória é a vida social, e se sofrem de estresse. Pergunte também se as pessoas notaram alguma mudança desde que resolveram ter um animal de estimação. Realize a pesquisa com vizinhos e amigos, distribuindo o questionário para donos e para pessoas que não possuem animais de estimação. Anote os resultados para a feira de ciências.

Diferenças de comportamento entre raças de cães

Entregue questionários para donos de diferentes espécies de cães. Faça perguntas sobre temperamento, preferência de comida, hábitos de dormir, se os cães são brincalhões, se aprendem rápido, e quanto exercício eles precisam. Procure fazer o questionário com dois ou três donos de uma mesma espécie, para comparar uma amostra do mesmo tipo. Escreva um relatório descrevendo similaridades e diferenças entre as raças baseado nos resultados da pesquisa.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...