×
Loading ...

Ideias de projetos sobre profissões para alunos do Ensino Fundamental

Atualizado em 23 março, 2017

Embora alunos do Ensino Fundamental não precisem tomar nenhuma decisão sobre suas profissões futuras, é bom que eles comecem a pensar sobre qual trabalho seria apropriado para eles. Mesmo que a vida adulta pareça estar muito longe na verdade, eles estarão prontos para entrar no mercado de trabalho em apenas 10 anos. Para prepará-los para tomar essa decisão, os professores podem fazer atividades relacionadas a profissões que os façam pensar no assunto.

Faça com que os seus alunos do Ensino Fundamental pensem sobre o futuro com projetos sobre carreira (career street white image by pdesign from Fotolia.com)

Fantasia de profissão com saco de papel

Estimule as crianças sobre o processo de exploração de profissões fazendo com que eles criem fantasias de sacos de papel. Para essa atividade, separe sacos de papel. Corte cada um na parte traseira e no fundo. Faça buracos para colocar a cabeça da criança no fundo do saco e buracos dos lados para os braços.

Quando os estudantes chegarem na sala, dê a cada um um saco preparado. Peça para que a criança decore a parte frontal para criar uma fantasia que represente uma carreira de seu interesse. Por exemplo, se um aluno quer se tornar um médico, ele pode desenhar um estetoscópio pendurado no pescoço da fantasia e o seu nome após a sigla "Dr.".

Assim que eles tenham decorado seus sacos, deixe que vistam e expliquem a fantasia escolhida para a classe.

Loading...

Desenho sobre trabalho

Alunos mais velhos do Ensino Fundamental podem refletir sobre as atividades realizadas por diferentes profissionais através de desenhos. Para essa atividade, crie uma folha de quadrinhos com quadrados do mesmo tamanho. Faça cópias o suficiente para que cada aluno tenha uma.

Quando eles chegarem na sala, dê as folhas. Peça para que cada um escolha uma profissão e escreva o nome no topo da página. Depois disso, peça para que eles pensem em quatro tarefas que aquele profissional deve executar como parte do seu trabalho. Você pode permitir que eles tenham acesso a fontes de pesquisa para que possam escolher as tarefas de forma mais eficaz.

Peça para que eles encham cada quadrado com uma atividade que o profissional escolhido deve fazer. Por exemplo, se um estudante escolheu a profissão de policial, ele pode preencher seus quadrados com o personagem escrevendo uma multa, direcionando o trânsito, prendendo alguém e guardando uma cela de prisão. Coloque os desenhos em um quadro ou na parede da sala de aula.

Profissão da semana

Estude as profissões durante todo o ano apresentando uma por semana na sala de aula. Separe uma parte da parede da sala ou do quadro de avisos para exibir a profissão da semana. Toda semana, imprima a foto de uma pessoa exercendo um trabalho diferente junto com alguma informação sobre a profissão. Coloque o papel na região separada. No fim da semana, dê aos alunos alguns cartões e peça para que eles expliquem se gostariam ou não de seguir aquela carreira e porque. No final do ano, peça para que os estudantes escolham uma das profissões selecionadas para estudar mais profundamente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...