×
Loading ...

Ideias de redação sobre a primavera para o terceiro ano do ensino fundamental

Atualizado em 24 março, 2017

As crianças no terceiro ano do ensino fundamental podem, em geral, escrever perfeitamente para compor as suas próprias histórias e composições. Elas apresentam um considerável salto cognitivo, com o aumento das habilidades de escrita, segundo o site Scholastic. Ao levar os alunos a escreverem histórias temáticas sobre a primavera, eles usarão e aprimorarão suas habilidades de escrita criativa.

Escrever sobre a primavera pode ajudar a imaginação das crianças (children's spring image by Vasyl Dudenko from Fotolia.com)

Uma cena da primavera

As crianças observam uma bela imagem de uma cena de primavera. A foto pode mostrar um lago, um campo repleto de flores e alguns animais típicos da primavera, como borboletas ou pássaros. Elas devem escrever sobre o que veem, dando-lhes a oportunidade de descrever os itens antes da redação. As crianças escreverão sobre o que elas estão olhando, enquanto descrevem os cenários com suas próprias palavras. Peça-lhes para descrever as cores, o que está acontecendo no campo ou na água, e diga-lhes para fingir que estavam na imagem. Pergunte a elas o que fariam no campo. Essa é uma introdução que permite que as crianças usem suas verdadeiras capacidades de descrição e de escrita.

Loading...
Peça às crianças para descreverem o que veem (Field flowers image by gothica13 from Fotolia.com)

Poema primaveril

Peça para as crianças escreverem poesia com o tema da primavera. Ensine a elas que cada linha alternada pode rimar. Por exemplo, a primeira linha rima com a terceira, e a segunda, com a quarta. Isso continua até a última linha. As crianças podem escrever um poema usando vocabulário relacionado com a primavera, como "narcisos", "desabrochar", "flor", "beleza", "céu" e outros. Dessa forma, elas saberão incorporar certas palavras do vocabulário e, ao mesmo tempo, terão a liberdade de escolher as palavras que rimem.

Os poemas proporcionam uma grande atividade de escrita (little girl writing image by Maksim Tselishchev from Fotolia.com)

Livro da primavera

Peça para as crianças escreverem uma pequena história sobre as atividades favoritas que praticam na época da primavera. Dê-lhes alguns pedaços de papel e de cartolina. Cada página pode conter uma dupla com um desenho do que a criança goste de fazer. Então, quando elas descreverem suas atividades favoritas – completas com ilustrações – podem grampeá-las juntas para ter um livro inteiro. A criança vai se orgulhar de ser um escritor e ilustrador de livros.

As crianças criam seus próprios livros (crayons image by studio vision1 from Fotolia.com)

Atividade colaborativa

Peça para as crianças escreverem uma história colaborativa. Isso vai permitir que elas trabalhem em grupo, deixando que elas desenvolvam sua imaginação. Faça parceria com as crianças e peça-lhes para perguntarem um ao outro sobre suas atividades favoritas da primavera. Em seguida, as crianças podem escrever sobre o seu parceiro. Isso tira o foco de si e lhes permite escrever sobre outra pessoa, como se estivessem escrevendo uma peça de ficção. Em seguida, una todas as histórias, peça às crianças para as lerem e colocá-las todas juntas em um livro. Faça cópias do livro e dê um para cada aluno.

Diga às crianças para escreverem sobre um colega (kids playing football image by sonya etchison from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...