Ideias sobre o que fazer com crianças da pré-escola fora da sala de aula

Escrito por kathryn walsh | Traduzido por mário candi tsuge
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias sobre o que fazer com crianças da pré-escola fora da sala de aula
Passe protetor solar mesmo se o céu estiver parcialmente nublado (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Qualquer pessoa que já passou tempo perto de crianças em idade pré-escolar sabe que elas têm energia para gastar. Quanto mais tempo essas crianças passam dentro da sala de aula, mais ansiosas ficaram para sair de lá. Assim que você sair, deixe-as correrem pela área e relaxarem por alguns minutos. Até que gastem um pouco de energia, elas não serão capazes de se concentrar em uma atividade.

Outras pessoas estão lendo

Desenhando

A maioria dessas crianças da pré-escola desenha apenas rabiscos ou coisas que eles veem em suas imaginações. Apresente-as ao conceito de desenhar coisas reais pedindo para que desenhem árvores. As árvores têm formas simples, e levar as crianças para uma área tranquila fora da sala de aula permitirá que sejam mais criativas longe da estimulação da sala de aula ou de casa. Estenda forros ao redor de uma árvore e distribua papel e lápis. Sugira às crianças que desenhem a árvore na frente delas. Algumas ainda podem desenhar rabiscos, mas todas terão uma chance de se concentrar em suas obras de arte.

Corridas

As corridas ao ar livre colocarão as crianças em movimento, e fazer brincadeiras incomuns de versões de jogos tradicionais fará com que elas deem risada. As crianças podem correr enquanto pulam em um pé ou andam como caranguejo, com as mãos no chão atrás delas e a barriga apontando para o céu. Encoraje-as a trabalharem em conjunto, fazendo corridas de revezamento. Separe os pequenos em duas equipes e dê à uma criança em cada time um balão com água. Elas deverão correr até um companheiro de equipe e passar o balão sem estourá-lo. Encha alguns balões extras para o caso de um balão realmente estourar.

Investigações na natureza

A maioria das crianças da pré-escola ama brincar de fingir, então deixe-as animadas com a natureza fazendo uma brincadeira de detetives ou exploradores. Consiga binóculos e lupas e faça emblemas de "explorador da natureza" para que elas usem. Finja que está na área pela primeira vez e estimule-as a observar as árvores, folhas e grama com os binóculos. Desafie as crianças para encontrarem objetos que possuem formas ou texturas diferentes. Por exemplo, peça para que encontrem algo que seja felpudo ou algo que seja redondo.

Arte na calçada

Criar arte fora da sala de aula mantém o interior da escola limpo, e essas criações serão destruídas na próxima chuva. Pegue garrafas de spray com água e baldes com giz e deixe as crianças desenharem na calçada. Escolha uma área longe dos carros e explique os limites que os pequenos podem chegar. Deixe as crianças borrifarem um pouco de água em seus desenhos para que vejam como as cores mudam. Caso você não tenha giz, encha as garrafas com água e algumas gotas de corante para que elas possam borrifar formas coloridas na calçada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível