Ideias de trabalhos de pesquisa sobre como derreter o gelo mais rápido

Escrito por jessica benes | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias de trabalhos de pesquisa sobre como derreter o gelo mais rápido
O gelo geralmente é derretido mais rápido por algum tipo de agente de sal (Comstock/Comstock/Getty Images)

Gelo e água, e o processo pelo qual o gelo reorganiza suas moléculas e reage a elementos externos no processo de derretimento, é um assunto fascinante. Escolha um tema de pesquisa sobre como derreter o gelo mais rápido, e explore os bastidores, o que é exigido de um cubo de gelo e um agente externo para acelerar o gelo passa de sólido para líquido. O que pode ser feito para aumentar o processo e derreter o cubo de gelo mais rápido?

Outras pessoas estão lendo

Determine qual substância derrete o gelo mais rápido

Realize um experimento usando quatro substâncias diferentes e escreva um trabalho de pesquisa sobre qual destas substâncias derrete o gelo mais rápido. Coloque quatro cubos de gelo em pratos separados e use substâncias tais como sal de cozinha, areia, açúcar e pimenta para testar qual vai derreter o gelo mais rápido. Pesquise sobre cada uma dessas substâncias e como elas derretem gelo. O sal de cozinha e o açúcar são substâncias solúveis e dissolvem na água, enquanto a pimenta e a areia não se dissolvem. Descubra qual substância acelera o processo de derretimento. Certifique-se de entender palavras como solução, solvente, propriedades coligativas, depressão do ponto de congelamento, fases da matéria, transições de fase, evaporação, condensação e sublimação.

Efeitos ambientais do descongelamento com substâncias químicas

Trabalhadores de estrada espalham produtos químicos sobre estradas congeladas no inverno de países onde há neve. Os agentes descongelantes diminuem o ponto de congelamento da água. Pesquise sobre como algumas substâncias químicas derretem o gelo mais rápido que outras e os impactos ambientais de seu uso. Dois descongelantes comumente usados são o cloreto de sódio e o cloreto de cálcio. A vegetação e a água em volta das estradas podem ser afetadas por estas substâncias, que também podem danificar concreto, estruturas e veículos de aço, além de acelerar a corrosão. Outras substâncias químicas produzidas são mais caras mas menos prejudiciais ao meio ambiente, como o acetato de magnésio de cálcio. Outra dica sobre o que pode ser pesquisado é a ideia de umedecer previamente as substâncias para reduzir a dispersão nas estradas.

Diferença entre sal de cozinha e outros descongelantes de estrada

Pesquise sobre a diferença entre o sal de cozinha simples e outros descongelantes, e como eles são tratados para derreter o gelo. O sal de cozinha derrete tanto o gelo quanto a neve, e seus grãos são pequenos e agem rapidamente. O cloreto de sódio é a mesma coisa que o sal simples, exceto pelo fato de que o descongelante foi tratado. Faça um trabalho sobre a eficiência de custos ao usar sal de cozinha ou descongelantes químicos comerciais para derreter gelo.

Superfícies diferentes

A velocidade do derretimento do gelo pode depender da superfície onde está. Escolha várias superfícies diferentes, tais como tábua de corte de madeira, pires, frigideira e copo de plástico. Sinta a diferença das temperaturas de cada superfície e o lugar onde os cubos de gelo estão. Espere cerca de 10 minutos e observe qual cubo derreteu mais rápido. Estude por que isso acontece, quais são as diferenças de temperatura e a energia necessária para derreter, e o que isso tem a ver com a velocidade de derretimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível