Conhecimento

Como identificar compostos orgânicos feitos de hidrogênio e carbono e seu grupo funcional

Escrito por john brennan | Traduzido por beatriz palma
Como identificar compostos orgânicos feitos de hidrogênio e carbono e seu grupo funcional

Identificar os diferentes grupos funcionais é uma das primeiras práticas que você aprenderá em química orgânica

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Compostos que possuem carbono e hidrogênio em sua composição são comumente chamados de compostos orgânicos. Mesmo que existam incontáveis tipos deles, grande parte de suas características químicas pode ser compreendida com base no grupo funcional a que pertencem. Um grupo funcional é definido por posições específicas de certos átomos em uma molécula, que ajudam a determinar suas características. Os compostos orgânicos são frequentemente categorizados de acordo com seu grupo funcional, compostos que contenham o grupo éster, por exemplo, pertencem à classe dos ésteres. Aprender a identificar os diferentes grupos funcionais é vital para obter sucesso nos seus estudos de química orgânica.

Nível de dificuldade:
Moderado

O que você precisa?

  • Lápis
  • Papel
  • Fórmula estrutural da molécula a qual você deseja analisar

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Olhe para a fórmula estrutural da molécula, que será fornecida a você como parte do teste ou da questão. Você também pode usar a estrutura da vancomicina (veja Recursos) para praticar.

  2. 2

    Procure por quaisquer átomos de halogênios ligados ao esqueleto carbônico. Os halogênios são os elementos do grupo dezessete da tabela periódica: flúor, cloro, bromo e iodo. Esse tipo de grupo funcional é chamado de haleto de alquila (ou, às vezes, de haloalcanos).

  3. 3

    Procure por um grupo OH ligado à cadeia carbônica. Esse tipo de grupo funcional é chamado de hidroxila e determina os álcoois, a não ser que ele faça parte de um ácido carboxílico (veja o Passo 7).

  4. 4

    Procure por átomos de oxigênio simultaneamente ligado a dois átomos de carbono, um de cada lado (C-O-C). Esse tipo de molécula é chamado de éter, a não ser que faça parte de um éster (veja o Passo 8).

  5. 5

    Procure por grupos SH ligados ao esqueleto carbônico. Esse tipo de grupo funcional é chamado de tiol.

  6. 6

    Procure por dois carbonos que façam ligação dupla ou tripla um com o outro. Um composto que contenha pelo menos uma ligação dupla entre dois carbonos é um alceno; se ele possuir pelo menos uma ligação tripla entre dois carbonos, é um alcino. Lembre-se de que uma ligação dupla é ilustrada utilizando duas linhas (C=C), enquanto que uma ligação tripla é representada com três linhas.

  7. 7

    Procure por quaisquer átomos de oxigênio que façam ligação dupla com um carbono da cadeia. Se a ligação dupla entre carbono e oxigênio estiver em um carbono terminal da cadeia, ou seja, em uma ponta do esqueleto, o grupo é chamado de aldeído. Se o carbono em questão estiver no meio da cadeia e não fizer parte de um éster ou de uma amida (veja Passos 8 e 9), o grupo é chamado de cetona. Se o carbono ligado ao oxigênio estiver ligado também a um grupo OH, o grupo inteiro é chamado de ácido carboxílico (perceba que um grupo OH só determina um álcool se não fizer parte de um grupo de ácido carboxílico).

  8. 8

    Identifique quaisquer lugares onde um carbono que faça ligação dupla com um oxigênio também esteja unido por uma ligação simples a outro oxigênio (exemplificando o que seria, em outro caso, um éter). Esse grupo é chamado de éster.

  9. 9

    Identifique quaisquer lugares onde um carbono unido por ligação dupla a um oxigênio também esteja conectado a um átomo de nitrogênio. Esse tipo de grupo funcional é chamado de amida.

  10. 10

    Identifique quaisquer átomos de nitrogênio ligados a pelo menos um carbono que não seja parte de uma amida. Esses grupos são chamados de aminas.

  11. 11

    Identifique anéis formados por seis carbonos, ligados uns aos outros com ligações simples e duplas alternadas. Compostos que contenham esses tipos de estrutura são chamados de compostos aromáticos. Há outros tipos possíveis de estruturas aromáticas, mas eles são pouco encontrados; o que você verá, normalmente, são anéis de fenil ou benzeno.

  12. 12

    Procure por lugares com ligações triplas entre um carbono e um nitrogênio. Esse grupo funcional é chamado de nitrila.

Dicas & Advertências

  • Para uma tabela de grupos funcionais, vá para o segundo link de Recursos, abaixo.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media