Como identificar faces, arestas e vértices

Escrito por alicia bodine Google | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como identificar faces, arestas e vértices
Use objetos reais para ilustrar princípios de geometria (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Cada formas bi e tridimensional, há certas partes que podem ser identificadas e contadas. Essas partes incluem faces, arestas e vértices. Esses conceitos podem ser ensinados às crianças, em aulas de introdução à geometria, por volta da terceira série, e desenvolvidos ao longo dos anos, até a sexta série. Explicar esses conceitos pode ser mais fácil ao usar um objeto real, como exemplo para visualização, como uma caixa de cereal ou algum item doméstico.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Caixa de cereal
  • Lápis
  • Prisma
  • Bola
  • Cubo mágico
  • Casquinha de sorvete
  • Réplica de pirâmide

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Passe uma caixa de cereal para seus alunos. Peça que eles contem quantas superfícies planas a caixa possui. Eles devem obter o resultado seis (em cima, embaixo, na frente, atrás e nas duas laterais). Aponte as superfícies, enquanto explicar que eles acabaram de encontrar todas as faces da caixa.

  2. 2

    Use outros objetos com formas diferentes e peça aos alunos para que eles contem as faces. Continue o exercício até que eles tenham dominado o conceito. Alguns objetos excelentes que podem ser usados são o prisma, uma bola, um cubo mágico, uma casquinha de sorvete e uma réplica de pirâmide.

  3. 3

    Descreva a aresta de uma forma como qualquer linha onde duas faces se encontram. Peça aos alunos que contem o número de arestas de uma caixa de cereal. Eles devem obter a resposta de número 12. Depois de dar a chance para que eles identifiquem todas as arestas, segure a caixa de cereal e aponte cada uma delas.

  4. 4

    Repita usando os mesmos objetos que foram usados para contar as faces, mas dessa vez peça para que os alunos contem as arestas. Continue a fazer isso até que todos tenham dominado o conceito.

  5. 5

    Explique o conceito de vértices. Os vértices são os pontos onde as arestas e faces se encontram. Alguns objetos, como cone, possuem apenas um ponto, chamado de cume. Volte para a caixa de cereal e deixe que as crianças contem todos os vértices. Eles devem obter o número oito, como resultado. Aponte cada vértice para confirmar as respostas.

  6. 6

    Use objetos adicionais e peça aos alunos para contarem os vértices em cada um dos objetos. Continue revisando o conceito de vértices até que todos demonstrem ter entendido a matéria.

Dicas & Advertências

  • Alguns objetos não terão faces, arestas ou vértices. Uma bola e um ovo são dois exemplos disso.
  • Dê às crianças folhas com objetos bi e tridimensionais impressos, para que pratiquem a identificação de faces, arestas e vértices.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível