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Como identificar faces, arestas e vértices

Atualizado em 03 maio, 2018

Cada formas bi e tridimensional, há certas partes que podem ser identificadas e contadas. Essas partes incluem faces, arestas e vértices. Esses conceitos podem ser ensinados às crianças, em aulas de introdução à geometria, por volta da terceira série, e desenvolvidos ao longo dos anos, até a sexta série. Explicar esses conceitos pode ser mais fácil ao usar um objeto real, como exemplo para visualização, como uma caixa de cereal ou algum item doméstico.

Instruções

Use objetos reais para ilustrar princípios de geometria (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Passe uma caixa de cereal para seus alunos. Peça que eles contem quantas superfícies planas a caixa possui. Eles devem obter o resultado seis (em cima, embaixo, na frente, atrás e nas duas laterais). Aponte as superfícies, enquanto explicar que eles acabaram de encontrar todas as faces da caixa.

  2. Use outros objetos com formas diferentes e peça aos alunos para que eles contem as faces. Continue o exercício até que eles tenham dominado o conceito. Alguns objetos excelentes que podem ser usados são o prisma, uma bola, um cubo mágico, uma casquinha de sorvete e uma réplica de pirâmide.

  3. Descreva a aresta de uma forma como qualquer linha onde duas faces se encontram. Peça aos alunos que contem o número de arestas de uma caixa de cereal. Eles devem obter a resposta de número 12. Depois de dar a chance para que eles identifiquem todas as arestas, segure a caixa de cereal e aponte cada uma delas.

  4. Repita usando os mesmos objetos que foram usados para contar as faces, mas dessa vez peça para que os alunos contem as arestas. Continue a fazer isso até que todos tenham dominado o conceito.

  5. Explique o conceito de vértices. Os vértices são os pontos onde as arestas e faces se encontram. Alguns objetos, como cone, possuem apenas um ponto, chamado de cume. Volte para a caixa de cereal e deixe que as crianças contem todos os vértices. Eles devem obter o número oito, como resultado. Aponte cada vértice para confirmar as respostas.

  6. Use objetos adicionais e peça aos alunos para contarem os vértices em cada um dos objetos. Continue revisando o conceito de vértices até que todos demonstrem ter entendido a matéria.

Dicas

  • Alguns objetos não terão faces, arestas ou vértices. Uma bola e um ovo são dois exemplos disso.
  • Dê às crianças folhas com objetos bi e tridimensionais impressos, para que pratiquem a identificação de faces, arestas e vértices.

O que você precisa

  • Caixa de cereal
  • Lápis
  • Prisma
  • Bola
  • Cubo mágico
  • Casquinha de sorvete
  • Réplica de pirâmide
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