A implantação de chips de computador em seres humanos

Escrito por clare inza tyler | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A implantação de chips de computador em seres humanos
Um chip de computador é muito pequeno (rfid tags image by Albert Lozano from Fotolia.com)

Estamos na era da nanotecnologia, a qual envolve a manipulação da matéria a nível atômico e molecular. Um dos produtos surgidos dessa tecnologia é a possibilidade de registrar a atividade humana através do uso de chips de computadores implantados. Um chip consiste em uma peça muito pequena de silício com circuitos eletrônicos embutidos. Outro nome para a peça é circuito integrado (IC).

Outras pessoas estão lendo

História

Os IC percorreram um longo caminho desde que foram desenvolvidos na década de 1950. Por exemplo, agora são usados em identificação por radiofrequência (RFID), a qual usa ondas de rádio para identificar e rastrear elementos, animais e humanos. A RFID tem as suas origens na 2ª Guerra Mundial, quando o radar era usado para alertar às forças armadas da chegada de aviões que estavam a quilômetros de distância. Os alemães observaram que o sinal de rádio do avião mudava conforme os pilotos viravam os aviões enquanto se aproximavam. Essa foi essencialmente a origem da tecnologia RFID.

A implantação de chips de computador em seres humanos
O uso de radares foi uma das primeiras formas de frequências de RFID (radar image by Andrin Regli from Fotolia.com)

Propósito

O propósito principal da tecnologia RFID é rastrear e localizar pessoas, animais e coisas. Está sendo usada atualmente em dinheiro, livros, mascotes, gado e algumas pessoas. Há meios para usá-la em áreas de aplicação da lei, bancos, educação, vendas e medicina. Por exemplo, existe um chip RFID implantável para a identificação de pacientes e propósitos de saúde. Os pesquisadores também desenvolveram uma forma de usá-lo para substituir os códigos de barra em lojas, para acelerar o processo de "check-out" (emissão do bilhete). A recuperação de crianças perdidas ou sequestradas é outra aplicação dessa tecnologia.

A implantação de chips de computador em seres humanos
Há um chip RFID para identificar pacientes (Lovely Doctor image by Paul Moore from Fotolia.com)

Função

Um sistema RFID, que consiste em um transponder e um leitor, é normalmente conectado a um banco de dados de computador. Um transponder é uma peça de equipamento de radar que usa ondas de rádio para encontrar a posição de objetos e observar o movimento dos mesmos. Dito de forma simples, um sinal é lido a partir de um objeto e exibido em uma tela de computador, na qual pode ser acompanhado e documentado. A tecnologia RFID evoluiu ao ponto de permitir que um chip pequeno seja implantado embaixo da pele para acompanhar a atividade do portador.

A implantação de chips de computador em seres humanos
Um sistema RFID está normalmente conectado a um banco de dados de computador (laptop with database record on 15.4" wide screen image by .shock from Fotolia.com)

Teorias e especulações

Há discussões, é claro, sobre a privacidade com essa tecnologia. Embora seja muito conveniente em vários aspectos, existe o potencial de que os governos e corporações a use para dominar, controlar ou suprimir as populações. O livro "1984", do George Orwell, é usado, às vezes, como exemplo do que poderia passar se a tecnologia de vigilância estivesse em mãos de um governo fascista. Há outros cenários que são igualmente inquietantes, portanto é melhor que os cidadãos estejam sempre atentos às implicações de qualquer tipo de nova tecnologia.

A implantação de chips de computador em seres humanos
O mau uso da tecnologia de vigilância é uma possível preocupação (big brother image by Uolir from Fotolia.com)

Uso futuro

A VeriChip, fabricadora do chip RFID para identificação de pacientes mencionado acima, continua fazendo investigações nessa área, estendendo-as atualmente a aplicações biossensoriais, as quais se espera que sejam úteis para diagnosticar e tratar doenças.

A implantação de chips de computador em seres humanos
Está sendo feita uma pesquisa usando dispositivos biossensoriais (implantable rfid tag image by Albert Lozano from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível