A importância do desenho técnico para um engenheiro

Escrito por brad painting | Traduzido por ingrid marçal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância do desenho técnico para um engenheiro
Imagem de um programa CAD avançado. (Image by Flickr.com, courtesy of Jeremy Levine)

Sem desenhos técnicos, a engenharia seria uma disciplina de enormes conjecturas. Os desenhos técnicos permitem aos engenheiros criarem projetos, calcular forças e estresses em estruturas, e trabalhar com fabricantes. A habilidade em entender e trabalhar com desenhos técnicos não faz de alguém um melhor engenheiro, mas é um conhecimento necessário para se tornar um adepto à profissão.

Outras pessoas estão lendo

Criando projetos

Algumas vezes, os engenheiros têm que criar projetos que devem ser apresentados a outras pessoas. Mesmo se você é capaz de fazer desenhos que entenda, eles não serão legíveis para outras pessoas se não forem seguidas certas convenções de desenho técnico. Os engenheiros desenham partes de maquinários, estruturas compostas ou circuitos que envolverão a colaboração de várias pessoas. É permitido rascunhar suas ideias básicas em papel à mão durante uma reunião de criação, por exemplo, mas os detalhes do projeto, eventualmente, devem ser consolidados em um formato mutualmente compreendido.

Lendo projetos

Os engenheiros podem não criar de fato os projetos, mas sim analisá-los ou fazer cálculos baseados neles. Um exemplo comum envolve o cálculo o estresse máximo em uma parte de uma máquina. Ao reunir os materiais, geometria e forças sobre uma parte a partir de um desenho de engenharia, o engenheiro faz cálculos para determinar para determinar se ela irá falhar devido ao cisalhamento interno, tensões de compressão ou de tração.

Modificar projetos

Raramente um projeto sai perfeito na primeira fez que é feito, e normalmente envolve um processo interativo de modificação de vários fatores. Um engenheiro deve trabalhar com uma equipe modificando dimensões, geometria, materiais ou agrupamentos para alcançar objetivos, valores e funcionalidades. Como um exemplo, deve ser dada ao engenheiro a tarefa de reduzir o peso de um objeto em 5% sem que sua funcionalidade seja diminuída. Um desenho técnico é a única forma de mostrar exatamente como o projeto seria modificado.

Fabricação

Um desenho técnico pode prover aos operários das máquinas informações sobre como produzir um item. É responsabilidade do engenheiro criar um projeto de maneira que não sejam precisos processos de fabricação excessivamente difíceis ou complexos. Um desenho de engenharia deve conter visualizações suficientes e acabamentos de superfície aceitáveis, tolerâncias e geometrias a serem produzidas com o equipamento disponível.

Software de computador

Desenhos técnicos são criados e modificados através de uma série de programas de desenho assistido por computador, como AutoCAD e SolidWorks. Esses programas há muito tempo deixaram de ser ultrapassados e hoje são considerados praticamente uma parte padrão do conjunto de habilidades de um engenheiro. Para usar esses programas de forma eficaz, é preciso entender os diferentes tipos de linhas, vistas, dimensões e informações contidas em desenhos técnicos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível