Importância dos sistemas de gestão de estoque

Escrito por osmond vitez | Traduzido por wanderson david
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Importância dos sistemas de gestão de estoque
No info (stock-taking image by Maksim Shebeko from Fotolia.com)

A gestão de estoque é uma parte importante em um negócio porque costuma ser a maior despesa gerada por operações nos negócio. A maioria das empresas usam um sistema de gestão de estoque que rastreia e mantém o estoque necessário para cumprir a exigência do cliente. A maioria dos sistemas usados pelas empresas são ligados ao sistema de informação de gestão ou de contabilidade, aumentando a eficácia das suas operações.

Outras pessoas estão lendo

Encomendas de estoque

Os sistemas de gestão de estoque ajudam os negócios a pôr em ordem os estoques, pois o mesmo registra precisamente as vendas de clientes. Os sistemas de estoque eletrônicos podem rastrear as vendas em tempo real, encomendando estoque automaticamente quando o atual atinge seu nível mínimo predeterminado. A encomenda eletrônica, conhecida como Intercâmbio de Dados Eletrônicos (IDE), permite as empresas manter a quantidade apropriada de estoque, não aumentando os custos através da sua sobre-encomenda. O IDE também assegura que as encomendas sejam feitas imediatamente, garantindo um tempo de preparação para receber o novo estoque.

Manutenção do estoque

Os sistemas de gestão de estoques computadorizados permitem as empresas encomendar apropriadamente e manter vários tipos diferentes de bens. Diferentes estilos, cores ou tamanhos podem ser administrados facilmente, para se certificar que que a exigência do cliente seja cumprida, através do oferecimento de uma variedade de bens. A maioria das empresas usam a gestão de estoque para manter os itens de estoque separados de seus bens similares, isto permite a gestão determinar qual item está sendo vendido bem e qual item precisa ser reduzido no estoque devido a fracas vendas.

Níveis de preço

A gestão apropriada de bens é grandemente baseada no custo do bem gerado pelo negócio. O uso dos sistemas de gestão de estoque ajuda as empresas a achar o menor preço dos itens do estoque e se certificar de que os melhores acordos são feitos quando adquirem estes itens. A compra de bens por volume também ajuda as empresas a baixar seus custos de estoque, certificando que os preços baixos são assegurados para os clientes. Os sistemas de gestão de estoque rastreiam os custos dos bens adquiridos e podem preparar um relatório indicando qual fornecedor tem o menor custo.

Métodos de contagem

Todos os estoques precisam ser contados e reconciliados com a informação fornecida pelos sistemas de gestão de estoque. Os sistemas computadorizados geram relatórios do estoque atual para a gerência usar quando estiver conduzindo contagens físicas dos itens do estoque disponíveis. Estes sistemas também preparam relatórios mostrando as vendas atuais ou transferência de estoque para permitir a gestão dos bens vendidos ou movidos. Depois de conduzir uma contagem física, os estoques podem ser ajustados no sistema de estoque para assegurar relatórios precisos.

Análise das tendências

Uma ótima função dos sistemas de gestão de estoque é a análise das tendências que são generalizadas por revisão de gestão. Estas tendências são usadas para ver quais meses têm níveis de estoque alto ou a eficácia das compras do estoque. As tendências também garante as empresas a possibilidade de encomendas estoque, caso o sistema de gestão de estoque não reflita precisamente próximas épocas atarefadas, como os feriados ou compras de volta às aulas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível