×
Loading ...

Infecção em felinos pelo rotavírus

Atualizado em 21 novembro, 2016

O rotavírus, embora incômodo, geralmente não é uma grande preocupação para os veterinários. As infecções por rotavírus raramente causam mortes em felinos. Ainda que o diagnóstico do rotavírus em gatos possa ser difícil, o tratamento é relativamente simples e o prognóstico para um gato infectado é extremamente bom.

Gatos filhotes têm tendência a contrair infecção pelo rotavírus (Image by Flickr.com, courtesy of Joseph Sardin)

Causas

O rotavírus é uma zoonose, o que significa que pode ser transmitido entre espécies diferentes. Por isso, é geralmente contraído através do contato com fezes contaminadas. Gatinhos ou gatos adultos com sistemas imunológicos enfraquecidos têm maior risco de contrair uma infecção por rotavírus.

Loading...

Sintomas

O sintoma mais notável do rotavírus felino é uma diarreia leve ou moderada, que pode ser de aparência aguada. Em casos extremos, o gato pode também sofrer de desidratação, perda de apetite e perda de peso.

Diagnóstico

Para confirmar a presença de rotavírus, testes serão executados para descartar doenças mais graves, como parvovirose ou leucemia. Um exame microscópico das fezes pode confirmar a presença do rotavírus.

Tratamento

Tratar uma infecção por rotavírus envolve o alívio dos sintomas no gato, junto com terapia de reposição de fluidos e de eletrólitos. Uma mudança na dieta para aliviar a irritação intestinal também pode ser recomendada.

Atenção

Proprietários com um caso confirmado de rotavírus em seus felinos devem manter a casa e espaço de vida do animal de estimação limpos; desse modo, evita-se a contaminação dos outros animais e dos membros da família.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...