×
Loading ...

Influências sociais sobre o comportamento humano

Como seres humanos, nós todos agimos e nos comportarmos de determinadas maneiras em momentos e lugares diferentes. Seja alguém que age de um jeito no trabalho e de outro em casa, seja um adolescente comportando-se como seus amigos, as influências sociais podem alterar e formatar as ações, o discurso e muito mais.

Amigos, família e colegas podem formatar o modo como agimos (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Atitudes

As atitudes ou crenças mentais/internas de uma pessoa sobre uma situação, objeto ou conceito específico podem influenciar bastante seus comportamentos. Desde situações simples e inofensivas, como não usar uma roupa alaranjada porque você não gosta da cor, até atitudes muito mais destrutivas, como o preconceito racial, as atitudes podem orientar nossos pensamentos e ações. As influências sociais podem afetar o comportamento humano, mudando nossas atitudes. Esta pode ser uma mudança positiva, como a abertura de crenças de um indivíduo de mente fechada a fim de incluir novas escolhas. Por outro lado, as influências sociais sobre as atitudes podem ser negativas e incluir conceitos destrutivos ou coercitivas que levam a escolhas erradas ou até a comportamentos criminais.

Loading...

Pressão de colegas adolescentes

A pressão dos colegas é encontrada com mais frequência em adolescentes, fase em que uma pessoa ou grupo influencia o outro. Colegas, ou outras pessoas com aproximadamente a mesma idade, desempenham um grande papel na vida diária do adolescente, ainda mais do que a própria família. À medida que o adolescente se desenvolve em uma pessoa mais independente, ele pode tentar romper com a estrutura familiar, abrindo-se às influências de amigos e colegas. A pressão dos colegas entra em jogo quando outros adolescentes tentam influenciar outra pessoa em situações sociais. Isso pode ser positivo, proporcionando bons exemplos de comportamento que forçam o adolescente a novas experiências, como clubes acadêmicos ou atividades esportivas. Em contraste, muitos adolescentes sucumbem às pressões negativas entre pares envolvendo o uso de drogas, comportamentos sexuais de risco ou até atos criminosos.

Produtos e compras

As pressões sociais e influências podem, até certo ponto, afetar os comportamentos de compra. Publicitários e profissionais de marketing muitas vezes aproveitam-se deste conceito, criando comerciais e anúncios impressos que visam alterar a compra com base no que as outras pessoas fazem ou compram. Por exemplo, se você acabou de ser pai e vê uma família feliz na televisão usando um produto específico em um comercial, você pode estar mais propenso a comprar esse produto do que um produto semelhante que não é anunciado dessa forma.

Influências sociais íntimas

Desde o início de nossa vida, as primeiras influências sociais que encontramos pertencem à unidade familiar. Pode ser sua mãe, pai, um irmão ou irmã, as famílias muitas vezes fornecem as influências sociais mais íntimas do que qualquer outro grupo. À medida que nos tornamos pensadores independentes e avançamos em direção à idade adulta, essas influências podem diluir-se ou mudar, mas é nossa família que molda nossos comportamentos e ações desde o início. Valores, atitudes e moral são funções da estrutura social da família e podem afetar muito o que fazemos e como o fazemos. Por exemplo, as famílias podem ditar nossas crenças religiosas desde a primeira infância, moldando comportamentos de acordo com essas crenças.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...