Informações sobre formigões-pretos e formigas voadoras

Escrito por patricia telesco | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Informações sobre formigões-pretos e formigas voadoras
As formigas podem ser confundidas com cupins (ants marching image by berean from Fotolia.com)

Não é comum ver formigões-pretos e formigas voadoras nos meses de primavera e verão. Este é o momento em que as colônias estão crescendo, a procura de comida e água, e geralmente se estabelecendo. As formigas voadoras em geral são formigas jovens que perderão suas asas mais tarde, mas o que você está vendo também podem ser cupins. É importante descobrir qual é o problema que você está enfrentando para obter o melhor produto para tratar sua casa.

Outras pessoas estão lendo

Formigões-pretos

O formigão-preto mais comum (e problemático) em sua casa é causado pelas formigas-carpinteiras. O nome deste inseto se deve ao seu habitat favorito: madeira úmida e podre. Embora não se alimentem de madeira, elas a perfuram para criar um espaço para sua colônia. Este comportamento é muito destrutivo para a madeira de suas paredes, e encontrar uma colônia o mais depressa possível se torna vital, pois é um sinal de infestação. Observe especificamente se há pequenas pilhas de serragem no chão, dentro ou fora da casa. Algumas vezes, os cupins podem ser confundidos com formigões-pretos ou formigas carpinteiras. Para ter certeza, saiba que as formigas-carpinteiras têm cinturas mais estreitas e antenas curvas, quando comparadas aos cupins. Além disso, os cupins tendem a ser mais furtivos. Eles não gostam de sair na claridade, enquanto as formigas-carpinteiras marcharão com muito atrevimento pela sua casa, e muitas vezes farão isto à noite procurando fontes de açúcar e proteína.

Formigas aladas

As formigas aladas são insetos reprodutores que em geral nascem logo após um período de fortes chuvas. Você pode vê-las movimentando-se como um enxame pelos formigueiros, como parte do seu ritual de acasalamento. Quando elas aparecem, todos os acasalamentos acontecem em um dia e, em seguida as fêmeas procuram um lugar para estabelecer uma colônia. Os machos morrem. Embora o impacto visual de um formigueiro possa ser desconcertante, não há porque se preocupar. As formigas estão saindo, e não voltando à colônia. O único momento para preocupação é quando há formigas aladas sendo avistadas voltando para casa. Isto pode indicar que, em algum lugar nas parede de sua casa, há uma colônia estabelecida de formigas-carpinteiras ou formigas-faraó. No caso de formigões-pretos, você preferirá ter certeza de que de fato está vendo formigas. Os cupins têm corpos longos que não são separados em três partes distintas, como o corpo da formiga.

Onde vivem as formigas

Os formigões-pretos em geral vivem na base de árvores ou pilhas de madeira. Também procuram madeira úmida danificada por rachaduras no tapume ou decorrentes de má drenagem na casa. Podem também procurar pilhas de papel ou isolamento como local de nidificação. As formigas aladas machos vivem somente no dia do acasalamento, portanto, não é tão comum serem encontradas dentro de casa (caso veja muitas delas, este é um sinal certo de que há um ninho ali). Se você perceber que há uma colônia primária ou satélite de formigas em alguma parte das paredes de sua casa, é importante que ela seja localizada o mais rápido possível para que você possa adotar uma ação de eliminação.

Prevenção contra formigas

A melhor maneira de prevenir a infestação da sua casa por formigões-pretos e formigas voadoras é assegurar que ela permaneça seca. Limpe e verifique suas calhas para uma drenagem adequada, mantenha árvores e cercas-vivas podadas, e afaste pilhas de madeira das paredes de sua casa. Examine ao redor de sua casa em busca de rachaduras e aberturas que uma formiga-rainha possa usar como acesso na tentativa de estabelecer um ninho.

Soluções para formigas

Depois de saber que existe um problema de formigas em sua casa, o próximo passo é eliminá-las. Em geral, é possível rastreá-las até a colônia, caso as observe à noite (particularmente na primavera). Se as formigas saírem da casa, poderá respirar aliviado, pois não será preciso quebrar as paredes. Mas, ainda assim, localize a colônia e elimine-a antes que tentem estabelecer uma colônia satélite dentro de sua casa. A principal diferença entre a colônia principal e a colônia satélite é que esta última será seca. Quando encontrar um ninho, você poderá fazer o tratamento com ácido bórico ou outro inseticida de sua escolha. Algumas pessoas simplesmente passam o aspirador de pó nas formigas (mas é necessário fazer isto várias vezes até ter a certeza de que sumiram). Se não for possível localizar a colônia, ou caso descubra que o seu inseticida falhou, procure o auxílio de um profissional. Formigas nas paredes de sua casa podem causar danos avaliados em centenas, e às vezes milhares, de reais, e quanto mais você esperar para dar uma solução, pior será.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível