Informações sobre Vygotsky e a zona de desenvolvimento proximal

Escrito por elizabeth sullivan | Traduzido por maria itokazu
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Informações sobre Vygotsky e a zona de desenvolvimento proximal
A zona de desenvolvimento proximal identifica as habilidades que a criança está desenvolvendo (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Lev Vygotsky criou o conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP) como parte de uma teoria compreensiva do desenvolvimento da criança. Essa teoria representa uma alternativa para muitas das abordagens anteriores. A primeira e mais importante teoria estabelece que o desenvolvimento é um pré-requisito da aprendizagem. Um segundo grupo de abordagens explica que aprendizagem e desenvolvimento acontecem simultaneamente conforme as habilidades e os reflexos são adquiridos. A terceira teoria representa um meio-termo que combina as duas tendências existentes.

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Lev Vygotsky

Lev Vygotsky nasceu na Bielorrússia em 1896, quando esse país ainda fazia parte do Império Russo. Formou-se em direito e nunca tinha estudado psicologia, mas começou a observar o desenvolvimento infantil e escreveu muitos artigos sobre o assunto. Morreu em 1934, ano de publicação do seu livro "Pensamento e Linguagem". Ainda que suas teorias não tenham sido aceitas pelo governo russo e tenham alcançado um reconhecimento muito restrito até o fim da Guerra Fria, tornaram-se bastante influentes desde então.

A teoria do desenvolvimento de Vygotsky

Vygotsky acreditava que um modelo completo do desenvolvimento infantil deveria explicá-lo como um processo único e abrangente. Ele divide a infância em diversos períodos em que determinados processos psicológicos se desenvolvem. Seu modelo também leva em consideração a criança como um todo, em vez de considerar elementos particulares do desenvolvimento de forma isolada. Defende que as crianças se aprimoram em certas áreas em resposta a um conflito ou contradição entre o que ela é capaz de fazer e o que ela deseja fazer ou a sua situação exige.

Zona de desenvolvimento proximal

A zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é descrita por Vygotsky como a distância entre a capacidade que a criança tem de resolver problemas de forma independente e a sua capacidade de resolução quando sob a orientação de um adulto ou de um colega mais habilidoso. Essa diferença indica quais habilidades estão em processo de desenvolvimento e se relaciona com a ideia de "andaime", quando o professor ajuda o aluno a completar uma tarefa que ele ainda não consegue finalizar sozinho.

Implicações para os educadores

A ZDP não é fixa para uma criança de determinada idade, mas depende do seu contexto cultural e educacional. Os professores podem usar a ideia de ZDP para determinar onde o aluno está em termos de maturidade e desenvolvimento. Essa noção pode também ser usada para determinar quais funções psicológicas um aluno precisa desenvolver para passar para o próximo nível. Finalmente, a teoria de Vygotsky reforça a necessidade da prática orientada na sala de aula, de forma que os alunos se tornem independentes no exercício de uma nova habilidade.

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