Insetos que trocam a carapaça

Escrito por brenna davis | Traduzido por evelin beatriz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Insetos que trocam a carapaça
As cigarras deixam seus exoesqueletos em árvores (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Insetos que trocam seus corpos, na verdade, trocam seus exoesqueletos. Ao contrário dos mamíferos, insetos têm esqueletos externos que apoiam seus corpos e protegem os seus órgãos. Estes exoesqueletos são feitos de um polímero chamado quitina. Muitas espécies de insetos perdem seu exoesqueleto no início de seu desenvolvimento para permitir que cresçam mais um pouco. Este processo é conhecido como muda e é uma das características definidoras da classe Insecta.

Outras pessoas estão lendo

Cigarras

As cigarras são pragas que se alimentam de muitas árvores e são comuns em todas as áreas do Brasil. Durante a época de reprodução, as cigarras costumam se reunir em grandes enxames. Elas têm grandes asas, corpos largos e medem de 1 a 2 centímetros de comprimento. Cigarras são conhecidas por suas músicas: um som feito pelo macho da espécie que ocorre por meio da vibração de uma região de seu exoesqueleto. As ninfas se transformam em adultos e fazem a muda de seu exoesqueleto e deixam a casca totalmente formada em árvores.

Insetos que trocam a carapaça
Cigarras têm asas grandes e tranlúcidas (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Bed bugs

Percevejos são insetos pequenos que se alimentam de sangue. Antes de comer eles são brancos e parcialmente translúcidos, mas tornam-se marrom-avermelhados depois de alimentarem-se de sangue. Eles deixam minúsculas picadas que coçam em seus hospedeiros. Percevejos fazem a muda cinco vezes em seu ciclo de vida e as pessoas frequentemente descobrem que têm uma infestação de percevejos depois de perceber exoesqueletos em suas folhas. Eles podem sobreviver vários meses sem comer, tornando-os particularmente difíceis de se erradicar.

Insetos que trocam a carapaça
Percevejos deixam seus exoesqueletos nas folhas (Justin Sullivan/Getty Images News/Getty Images)

Besouros

Besouros são membros da ordem de insetos Coleoptera e estão entre os insetos mais comuns no mundo. Quase a metade de todos os insetos conhecidos são besouros. Eles têm um exoesqueleto brilhante e duro, e pequenas cabeças com asas planas contra seus corpos. A maioria dos insetos que vivem nos Estados Unidos são negros, e todos os besouros fazem muda. Eles começam semelhantes a vermes que trocam seus exoesqueletos entre cinco e 20 vezes. Após a primeira muda, os besouros se tornam pupas, que se assemelham a adultos. Em cada muda subsequente, o besouro se torna maior e mais adulto.

Insetos que trocam a carapaça
Besouros-rinoceronte possuem bocas em formato de chifre (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Bicho-pau

Da família Phasmida, são camuflados para se parecer com paus e folhas. A maioria tem corpos longos e estreitos e podem ser facilmente confundidos com partes de árvores ou arbustos. Eles comem uma grande variedade de vegetação e fazem a muda várias vezes em seu ciclo de vida. Bichos-pau jovens que perdem membros podem regenerar esses membros durante o processo de muda.

Insetos que trocam a carapaça
Bichos-pau parecem com galhos que andam (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível