Instruções para por palha em assentos de cadeiras

Escrito por mona harte | Traduzido por ronaldo pruss
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Instruções para por palha em assentos de cadeiras
Trançar palha em cadeira é um artesanato tradicional (chair image by inacio pires from Fotolia.com)

Trançados de tiras de palha, vime ou bambu é um trabalho manual praticado há séculos. O trançado hexagonal é feito de trás para frente, de lado a lado e depois diagonalmente sobreposto às outras camadas de tiras. Durante o manuseio, é importante manter as tiras úmidas e maleáveis. Tiras de palha enrijecem naturalmente quando secam.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Palha ou vime
  • Água
  • Recipiente
  • Faca ou tesoura
  • Furados
  • Esponja
  • Alicate de bico
  • 4 ou 5 pinos de madeira (5 a 7 cm)
  • Lixa de madeira grão fino
  • Cola de madeira

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Adquire palha para cadeira em uma loja especializada. As tiras para cadeiras, no Brasil, são encontradas em quatro tamanhos diferentes :2, - 2,5, - 3 e 4. Para comprar o tamanho correto, meça o diâmetro dos buracos e a distância entre os furos.

    Instruções para por palha em assentos de cadeiras
    Tiras de palha para cadeira são vendidas em lojas especializadas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  2. 2

    Remova as tiras estragadas ou velhas do assento da cadeira, bem como os pregos e grampos. Se a madeira estiver áspera, alise-a com uma lixa fina para madeira. Conserte os buracos danificados com cola. Deixe a madeira secar totalmente.

    Instruções para por palha em assentos de cadeiras
    Para consertar, retire as tiras velhas do assento e veja se a armação está em bom estado (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  3. 3

    Coloque as tiras de palha num recipiente com água. As tiras devem ficar molhadas, assim tornam-se flexíveis para serem trançadas. Durante o trabalho elas irão secar, então, molhe uma esponja e passe nas tiras.

    Instruções para por palha em assentos de cadeiras
    Borrife água ou molhe as tiras de palha enquanto estiver manuseando-as (Burke/Triolo Productions/Stockbyte/Getty Images)
  4. 4

    Localize o furo central nas costas da cadeira. Passe uma tira pelo furo. No lado de baixo, deixe uma sobra de 10 cm para amarrar a tira no final. No buraco, por cima, enfie um pino de madeira para firmar a tira. Puxe a outra ponta da tira com o alicate até o buraco central da frente, passe pelo buraco e use outro pino para firmar. Continue passando a tira pelos buracos vizinhos, sempre no sentido da frente para trás fixando-a com pinos. Depois de terminado, retire os pinos. Quando a tira acabar, amarre-a com uma sobra de 10 cm por debaixo do assento. Cada tira deve ter uma sobra de aproximadamente 10 cm para as amarrações.

    Instruções para por palha em assentos de cadeiras
    Use pinos de plástico ou madeira para fixar as tiras nos furos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  5. 5

    Crie uma segunda camada de tiras agora no sentido de uma lateral até a outra lateral, partindo agora do buraco da lateral da direita, sempre enfiando a tira por cima e puxando-a por baixo, da direita para a esquerda. Use os pinos para manter a tira firme até acabar. As tiras desta camada ficam em um ângulo de 90 graus horizontal em relação à primeira camada. Você vai ter então tiras verticais e horizontais como uma grade.

    Instruções para por palha em assentos de cadeiras
    Trançado de tiras de palha em diagonal (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  6. 6

    Trance a terceira camada pelos mesmos furos da primeira. A tira agora deve ficar por cima da tira da segunda camada. Use, se necessário, o furador para empurrar com cuidado a tira a passar nos buracos.

    Instruções para por palha em assentos de cadeiras
    Cadeira tradicional de madeira e trançado de tiras em camada (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  7. 7

    A quarta camada de tiras usa os mesmos furos da segunda, que foram da lateral direita para a lateral esquerda. Esta tira deve passar por cima e por baixo alternadamente entre a primeira e a terceira camadas, que vão da parte de trás para a frente do assento.

    Instruções para por palha em assentos de cadeiras
    Cadeira colonial com armação de madeira torneada e assento de vime (Jupiterimages /Polka Dot/Getty Images)
  8. 8

    Comece a quinta camada pelos furos do canto direito traseiro. Leve a tira em direção aos furos do canto esquerdo da parte da frente, em diagonal. Esta tira em sentido diagonal vai passar por cima e por baixo (alternadamente) das outras duas camadas verticais que vão da frente para trás.

    Instruções para por palha em assentos de cadeiras
    O conserto de cadeiras com assento de palha existe há vários séculos (Fox Photos/Hulton Archive/Getty Images)
  9. 9

    A sexta e última camada de palha começa saindo por cima dos furos do canto traseiro esquerdo em direção aos furos superiores do canto dianteiro direito. É outra camada diagonal que passará por cima e por baixo das outras duas camadas que vão da direita para a esquerda (como no passo anterior).

    Instruções para por palha em assentos de cadeiras
    Armação de cadeira de vime sem furos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  10. 10

    Pegue uma tira de palha comprida para amarrar todas as tiras em todos os lados do assento da cadeira com um acréscimo de 10 cm. No ponto onde as tiras novas estão em contato com a borda da armação da cadeira, pelos furos, deite por igual a tira de acabamento por sobre as outras tiras, cobrindo os furos. Com outra tira, passe e aperte o trançado pelos furos, por cima e por baixo alternadamente, até chegar no furo onde você começou. Ao terminar, faça a amarração final e corte as sobras com a tesoura ou faca.

    Instruções para por palha em assentos de cadeiras
    Estilo: cadeira de ferro com assento e encosto de vime (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível