Saúde

Instruções de primeiros socorros básicos para professores

Escrito por nicholas moorehouse | Traduzido por ninah coracini
Instruções de primeiros socorros básicos para professores

Kit de primeiros socorros

First aid box image by Galyna Andrushko from Fotolia.com

Como todos os professores sabem, os acidentes podem acontecer em sala de aula a qualquer momento. Quer se trate de um simples arranhão no parquinho ou uma lesão mais grave, os professores têm de levar a sério todos os acidentes. É importante conhecer alguns procedimentos básicos de primeiros socorros para o caso de um ou mais de seus alunos se machucar.

Outras pessoas estão lendo

Cortes e arranhões

Existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a controlar o sangramento de um corte, arranhão ou raspão. Primeiro, coloque um curativo sobre o ferimento e aplique pressão direta. Aplique apenas pressão suficiente para controlar o sangramento. Pequenos cortes e arranhões geralmente param de sangrar depois de se ter feito um curativo sobre eles durante alguns minutos. Se o ferimento for mais grave e a pressão direta não estiver parando o sangramento, eleve a ferida acima do coração da vítima e use a gravidade a seu favor.

Envenenamento

Se um de seus alunos tiver ingerido algum tipo de produto químico ou substância nociva, contate imediatamente o Centro de Bombeiros (193) ou um outro número de emergência presente em seu município. O centro de ajuda precisa saber exatamente o que o aluno engoliu, portanto tenha à mão o nome da substância quando você fizer o telefonema. Os nomes químicos dos produtos com nomes comerciais geralmente são exibidos em suas embalagens.

Choque

O choque ocorre quando alguém sofre uma lesão grave ou está sofrendo de uma reação alérgica severa. O corpo entra em "modo de desligamento" e as funções normais começam a parar, a fim de preservar a vida. Normalmente, o choque indica que a vítima perdeu muito sangue e sua pressão arterial está diminuindo a níveis perigosos. Se um aluno entrar em choque, ligue imediatamente para o 193 ou outro número de emergência. Mantenha a vítima aquecida usando cobertores e tente mantê-la calma. Muitas vezes é de ajuda deitar a vítima e elevar suas pernas e pés cerca de oito a dez centímetros do chão para mover o sangue de volta para ao centro corporal. Não eleve as pernas, se o paciente tiver machucado o rosto ou a cabeça.

Fraturas e torções

Se alguém sofrer uma fratura ou torção, seria sábio deixar a pessoa onde ela estiver e esperar que o serviço de emergência chegue. Mover um osso quebrado pode causar ainda mais dor e danos e, por isso, caso seja possível, espere que os profissionais cheguem. Se você tiver que mover a vítima, use talas no membro fraturado ou torcido para ajudar a mantê-lo imobilizado. Para imobilizá-lo com uma tala, coloque dois objetos duros dos dois lados do membro lesionado. Praticamente qualquer coisa pode ser usada — varas, papelão e jornal enrolado são bons exemplos. Enrole fita, ataduras, fio ou tecido ao redor da tala e amarre com cuidado ou prenda-a em vários lugares ao longo do membro quebrado. Nunca coloque um nó diretamente sobre a fratura.

Considerações gerais

Sempre tente manter a calma quando alguém estiver ferido. Se o cuidador da vítima estiver calmo, a vítima provavelmente também se manterá calma. Certifique-se de examinar a situação antes de iniciar qualquer intervenção. Você precisa ter certeza de que a área é segura para você mesmo e para os outros alunos antes de correr para ajudar. Quando estiver em dúvida, não hesite em chamar os serviços de emergência médica.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media