Insuficiência pancreática em crianças

Escrito por tracy hodge | Traduzido por vanessa santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Insuficiência pancreática em crianças
Fibrose cística é a causa mais comum de insuficiência pancreática em crianças (children image by Orlando Florin Rosu from Fotolia.com)

A insuficiência pancreática em crianças pode ocorrer resultando em dano progressivo ao pâncreas por doenças como a síndrome Shwachman-Diamond (SDS) e a fibrose cística. Crianças que sofrem de insuficiência pancreática têm problemas para ganhar peso e apresentam sintomas de má absorção.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Insuficiência pancreática é a incapacidade do organismo de produzir e transportar enzimas digestivas essenciais na quebra do alimento no intestino, permitindo sua absorção. Ela é uma rara condição infantil, mas que causa déficit de crescimento em crianças, que ainda podem apresentar problemas de má absorção.

Sintomas

Os sintomas mais comumente associados à insuficiência pancreática infantil podem incluir diarreia crônica, ganho de peso insuficiente, anemia, hipoalbuminemia (condição que afeta os níveis de albumina no soro sanguíneo) e esteatorreia. De acordo com a revista Practical Gastro, a esteatorreia é a excreção de gorduras que excede 7% da quantidade ingerida. Sintomas a ela associados incluem crescimento excessivo de bactérias, déficit de crescimento, diarreia, hipoalbuminemia, deficiência de minerais ou oligoelementos e edema (inchaço).

Causas

A causa mais comum da insuficiência pancreática em crianças é devido a fibrose cística. Ela provoca acúmulo de muco no organismo e pode levar a graves problemas aos pulmões e ao pâncreas. A fibrose cística é uma disfunção genética geralmente diagnosticada no início da infância.

Outra causa da insuficiência pancreática em crianças é a Síndrome Shwachman-Diamond. Ela é uma doença rara que afeta o pâncreas, sendo a segunda causa mais comum. Crianças que sofrem dessa síndrome demonstram sintomas de déficit de crescimento, problemas alimentares e infecções recorrentes. De acordo com a Fundação Síndrome Shwachman-Diamond, aproximadamente 85% das crianças diagnosticadas sofrem de infecções periódicas, que podem representar um fator grave.

Diagnóstico

Para diagnosticar a insuficiência pancreática em crianças, o médico deve considerar uma ampla variedade de condições médicas que podem causar sintomas similares. Exames para determinar se a criança tem fibrose cística ou a Síndrome Shwachman-Diamond podem ser solicitados. O teste do suor, um exame de esfregaço de fezes e um de respiração são exemplos de testes que podem ser feitos para confirmar o diagnóstico da doença e descobrir a causa fundamental dessa condição.

Tratamento

O tratamento para insuficiência pancreática em crianças pode incluir terapia de reposição de enzimas e monitoramento do ganho de peso. Bebês diagnosticados com a doença podem ser alimentados com uma fórmula infantil de triglicerídeos de cadeia média e alta e suplementados com vitaminas lipossolúveis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível