Os perigos do açaí colhido na natureza

Escrito por melissa sherrard | Traduzido por luiza g. brando
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os perigos do açaí colhido na natureza
O açaí, reconhecido por sua profunda cor escura, parece com uma variedade de uva pequena (berries image by pearlguy from Fotolia.com)

Se algum dia você fizer uma caminhada na floresta amazônica, pode acabar se deparando com uma fruta muito especial, embora pequenina, esférica e de cor escura arroxeada, conhecida no mundo todo como açaí. Essa fruta é cobiçada devido a sua polpa suculenta rica em antioxidantes, que envolve uma única semente no núcleo, e é utilizada na criação de muitas comidas saudáveis e para reduzir o apetite. Porém, se por algum motivo você se encontrar na floresta amazônica procurando por açaís selvagens como uma fonte de comida ou remédio, há alguns perigos que devem ser considerados a respeito da "fruta que chora".

Outras pessoas estão lendo

Alergias

Qualquer pessoa por ter ou desenvolver uma reação alérgica ao açaí selvagem, mas parece que os indivíduos que já têm alergia a palmito ou pólen são mais suscetíveis a desenvolver alergia ao açaí. Os sintomas de uma alergia branda incluem olhos aguados, tosse, espirros e uma sensação geral de coceira, enquanto reações mais severas podem incluir erupções cutâneas, dores no peito, dificuldade para respirar e até anafilaxia, uma reação perigosíssima na qual as vias aéreas, a língua e os lábios da pessoa incham e dificultam a respiração. Reações alérgicas requerem tratamento médico imediato.

Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável (SII) não é uma doença, mas uma disfunção funcional dolorosa que afeta o intestino grosso e pode causar cólica, inchaço, diarreia, constipação e dor abdominal. Embora o consumo moderado de "superalimentos", conhecidos por suas propriedades desintoxicantes, como o açaí, possa ser benéfico no tratamento da SII branda a controlada, qualquer ingestão significante da comida mais antioxidante do mundo por quem sofre de SII intensa é prejudicial ao conforto, a saúde geral e até mesmo as habilidades funcionais do indivíduo. O açaí afeta diretamente o sistema digestivo e purga o excesso de lixo no organismo, por isso as pessoas com SII podem achar difícil manter uma rotina digestiva saudável, ou confortável, se consumirem açaí selvagem.

Consumo excessivo

Qualquer coisa em grande quantidade pode fazer mal, e isso se aplica ao açaí e a todos os presentes que a natureza nos deu. O açaí selvagem, assim como os produtos e suplementos saudáveis feitos a partir dele, são cobiçados pelo nível inigualável de antioxidantes, ácidos graxos ômega e aminoácidos. Apesar de ter sido considerado seguro por fontes médicas, como a WebMD, não foram feitas pesquisas significantes, nem estudos a longo prazo foram executados, para descobrir os efeitos do consumo de grandes quantidades de açaí em crianças e adultos; entretanto, os efeitos colaterais relatados mais comuns do consumo de açaí são brandos e incluem cólicas estomacais, tontura e diarreia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível