A invenção da roda

Escrito por matthew fortuna | Traduzido por diego souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A invenção da roda
A invenção da roda mudou para sempre o modo como nos deslocamos (www.ohm.com)

Sem dúvidas a mais importante invenção mecânica de todos os tempos, a roda, tem sido utilizada pelo homem praticamente desde o início da civilização. Com a invenção da roda, a maioria das tecnologias mais primitivas foram criadas, e desde a Revolução Industrial, ela é um princípio básico de quase todas as máquinas construídas pela humanidade. O tempo exato e o local da invenção da roda ainda é muito contestado, mas o seu início pode ser visto entre as civilizações antigas.

Outras pessoas estão lendo

História

Assim como muitas tecnologias e culturas antigas, acredita-se que a invenção da roda ocorreu primeiro na Mesopotâmia, no Oriente Médio, em qualquer tempo entre o quinto e o terceiro milênio a.C., durante o período Ubaid. Acredita-se que o primeiro uso conhecido da roda, com base em tábuas de argila e desenhos, deve ter sido como uma roda de oleiro. Estas rodas foram utilizadas ​​para girar a argila de oleiro a formar outros produtos úteis. Assim, a invenção da roda provavelmente beneficiou a fabricação de muitos produtos, antes mesmo de servir para locomoção e transporte.

Período de tempo

O uso da roda como uma tecnologia para o transporte provavelmente veio muito mais tarde, por volta de 3.700 a 3.200 a.C. Usada em carruagens e vagões no início da Mesopotâmia, essas invenções normalmente incluíam um conjunto primitivo de quatro rodas e dois eixos. Rodas com raios só vieram surgir no Egito em torno de 2.000 a.C., e a tecnologia chegou na Europa na mesma época. Discute-se se estes desenvolvimentos adicionais ao redor do mundo podem ou não podem ter sido influenciados por invenções na Mesopotâmia.

Geografia

A invenção da roda, para qualquer uma das muitas especulações, não atingiu a Ásia Ocidental ou a Índia através do vale do Indo até o terceiro milênio antes de Cristo, e não atingiu a China até por volta de 2.000 a.C. Argumenta-se que a roda foi desenvolvida de forma independente no leste da Ásia, ou que apareceu depois de cruzar o continente até o Himalaia. Alguns imaginam que a roda não atingiu o hemisfério ocidental até meados de 1.500 a.C., e pode não ter sido totalmente introduzida até a chegada dos europeus ao continente.

Características

As formas iniciais da invenção da roda provavelmente foram feitas de pedra ou madeira. Foram, em sua maioria, grandes blocos de pedra com formas circulares ou placas de madeira, arredondadas e cortadas com buracos no meio. Estas rodas foram utilizadas em brinquedos, transporte, armas, ferramentas e em muitas outras finalidades.

Significância

A invenção da roda como um acontecimento civilizado, certamente não pode ser atribuída a uma só cultura, como se tivesse sido desenvolvida independentemente em determinado local. A sua invenção seria suscetível de acontecer eventualmente, à medida que cada cultura atinge um nível de sofisticação ou de interação, mas este simples ato de usar a roda como uma ferramenta ou um meio de transporte, transformou o mundo desde a sua criação. Ela é usada em máquinas e em diversas tecnologias, já que permitiu ao mundo atingir o nível tecnológico desfrutado no século 21.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível