×
Loading ...

Como fazer um jogo de tabuleiro para ensinar cores para crianças

Ser capaz de identificar as cores é uma típica atividade pré-escolar. Os alunos dessa idade geralmente apreciam jogos, então criar um que os ajude a identificar as cores irá envolvê-los enquanto trabalham em suas habilidades sobre o assunto. O jogo também os ajudará a aprender como trabalhar em conjunto e pode ser modificado para servir uma variedade de momentos da pré-escola.

Instruções

Coloque adesivos coloridos em dados para criar uma peça de jogo (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Compre uma cartolina branca ou colorida.

    Loading...
  2. Desenhe um caminho na cartolina que tenha um começo e fim. Por exemplo, no canto inferior esquerdo da cartolina, você pode escrever "Início" e, no canto superior direito, "Fim". Se você quiser, desenhe figuras próximas ao início e ao fim, tal como uma linha de chegada próxima ao final na cartolina.

  3. Divida o caminho em vários quadrados, alterando entre seis cores diferentes. Você pode usar canetinha, giz de cera ou lápis coloridos.

  4. Pegue dois dados. Um dado pode ser para números, mas o outro deverá ser para cores. Compre círculos de adesivos coloridos que correspondam aos quadrados coloridos na cartolina. Coloque uma cor em cada um dos seis lados do dado e corte o excesso de adesivo, de modo que ele cubra os lados quadrados do dado.

  5. Use moedas, ou uma pedra favorita ou rocha, como peões para os alunos moverem pelo tabuleiro.

  6. Jogue o dado. As crianças podem mover seus peões pela quantidade de espaços coloridos que eles conseguiram quando jogaram os dados. Por exemplo, se eles conseguiram o número dois e a cor verde, eles podem mover o peão por dois espaços verdes na cartolina. Ou, então, as crianças podem competir entre si movendo seus peões para ver quem termina primeiro.

Loading...

Dicas

  • Se você só conseguir encontrar adesivos brancos ou sem cores suficientes para fazer os seis lados do dado, você pode comprar os adesivos brancos e pintá-los de cores diferentes para fazer o dado colorido.
  • Você também pode comprar fita adesiva e cortar em quadrados para criar o caminho na cartolina. Alterne as cores para criar os quadrados.
  • Enquanto as crianças movem-se em direção a nova cor, encoraje-as a dizer a cor. Quando elas jogarem o dado, peça que contem os números de bolinhas para que elas também estejam trabalhando em suas habilidades de contagem. Quando elas moverem-se pela cartolina, encoraje-as a contar os espaços também.
  • Se não conseguir achar seis cores, é possível usar uma fita banca e desenhar frases descritivas, como "volte duas casas" ou "avance três casas". Isso também irá ajudar na contagem.

O que você precisa

  • Cartolina
  • Dois dados
  • Adesivos coloridos
  • Canetinhas, lápis coloridos ou giz de cera
  • Peões, como moedas ou pedras

Referências

Loading ...
Loading ...