Jogos divertidos de tabuleiro que ensinam os conceitos básicos da matemática

Escrito por rebecca rogge | Traduzido por paula soares
Jogos divertidos de tabuleiro que ensinam os conceitos básicos da matemática
Jogos de tabuleiro são uma ótima forma para os pais ensinarem matemática aos seus filhos (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Jogos de tabuleiro podem ser ferramentas excelentes para ensinar e reforçar as habilidades matemáticas básicas das crianças. Eles podem ser usados tanto com crianças que estão tendo dificuldades com conceitos específicos ou gerais da matemática e por crianças que se recusam a aprender matemática. Crianças que gostam de matemática também irão se beneficiar desses jogos, que aumentam sua velocidade em fazer contas. Atividades desse tipo tornam os conceitos matemáticos acessíveis às crianças - que podem nem se dar conta de que estão resolvendo problemas de matemática - e são uma oportunidade para que os pais interajam com seus filhos de uma forma divertida e educativa.

Cereja-cerejinha

Cereja-cerejinha é um jogo de contar recomendado para crianças de 3 a 6 anos, mas por conter pequenas peças que poderiam causar sufocamento ele sempre deve ser jogado sob a supervisão de um adulto. O tabuleiro é decorado para parecer um pomar de cerejas. No centro do tabuleiro tem uma roda que as crianças devem girar para determinar quantas cerejas devem ser colhidas. O objetivo do jogo é ser o primeiro a colher todos os frutos de sua cerejeira.

Candy Land

Candy Land é um jogo clássico que reinforça as habilidades básicas de contar. Os jogadores movem os peões através do tabuleiro, que é decorado com marcos como o Candy Cane Forest e o Gum Drop Mountain. As cartas do baralho são marcadas com pontos para indicar quantos casas o jogador deve andar. Isso ensina as crianças a contar e também habilidades numéricas; elas precisam reconhecer o número de pontos na carta e contar as casas no caminho enquanto move seu peão.

Escadas e escorregadores

Escadas e escorregadores é uma versão infantil de um antigo jogo indiano chamado Cobras e escorregadores. O jogo é de sorte, os jogadores devem jogar o dado e avançar no tabuleiro. Ocasionalmente, eles iram cair em uma casa que vai permitir com que eles peguem um atalho através de uma escada e avancem mais rápido. Algumas vezes eles podem cair em uma calha ou escorregador, que vai mandá-los de volta ao início do jogo. O tabuleiro tem 100 casas - 10 por linha - e os jogadores se movem horizontalmente e verticalmente na tentativa de ser o primeiro jogador a atingir a centésima casa.

Monopólio

Monopólio é outro jogo clássico que pode ser usado para ensinar e reforçar habilidades matemáticas mais avançadas, como multiplicação, e também a lidar com dinheiro e estratégias. Os jogadores compram e vendem propriedades, pagam aluguel e movem-se através do tabuleiro, que propicia uma grande oportunidade para praticar adição, subtração e outros conceitos. O jogador com mais oportunidade de aprender conceitos matemáticos é o banqueiro, que dá o dinheiro, calcula o troco e faz a arrecadação para as propriedades públicas.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível