Conhecimento

Como usar o jornal na sala de aula

Escrito por drew lichtenstein | Traduzido por guilherme maluf
Como usar o jornal na sala de aula

Jornais velhos podem ser ótimas ferramentas de ensino

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Enquanto parece estar diminuindo sua popularidade como meio de informação, o jornal impresso ainda tem muitas utilidades que podem ser aproveitadas em uma sala de aula. Ele não só apresenta exemplos reais de conceitos linguísticos e estilos de escrita, como também mantém o interesse de alunos em assuntos atuais e debates significativos. Há uma atividade relevante com a utilização de jornais em quase todas as disciplinas.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Pilha de jornais (de preferência atuais)
  • Lápis colorido ou marca-textos
  • Tesouras
  • Cola branca

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Use artigos de jornais para identificar partes de discursos e a estrutura das sentenças. Peça para os alunos usarem diferentes cores de lápis ou marca-textos para indicar verbos, substantivos, adjetivos, pronomes e proposições de cada frase. Ou, ainda, faça-os encontrar e copiar exemplos de períodos simples ou compostos de uma página do jornal.

  2. 2

    Desenvolva o raciocínio crítico dos alunos estimulando-os a selecionar as informações úteis. Uma classe de alunos mais novos pode ser orientada a ler um artigo e responder questões no formato de "quem, o quê, quando, onde, por que e como?". Você também pode elaborar uma lista de perguntas, com verdadeiro ou falso, para testar a compreensão. Peça aos alunos mais velhos parafrasearem um artigo, evitando cópias literais. Essa atividade enriquece o vocabulário forçando os estudantes a encontrarem sinônimos e propiciando um bom exercício para encontrar diferentes estruturas semânticas.

  3. 3

    Peça para os alunos pesquisarem sobre eventos atuais. Artigos de jornais também são excelentes para demonstrar a relação entre a teoria dada na disciplina com a vida cotidiana. Por exemplo, estudantes em uma aula de economia podem ser solicitados a encontrar uma notícia relacionada a alterações de oferta e demanda. Eles também podem encontrar e esclarecer termos confusos ou técnicos em um artigo financeiro. Estudantes de História podem escolher um país ou região que lhes interesse e procurar por menções em artigos em um período de tempo relatando para o resto da classe o que acharam interessante.

  4. 4

    Use sobras de jornais em projetos que estimulem a criatividade. Peça a cada aluno que escolha uma notícia que considere interessante e use-a como inspiração de tema para um texto, poema ou música. O resultado pode ser exposto na parede da sala ou no corredor, ao lado da notícia original. Você também pode desafiar os alunos a elaborar novas frases com palavras tiradas de artigos. O resultado deve ser o surgimento de frases com uma profundidade inesperada e um aspecto estético único.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media