Lar bagunçado e depressão

Escrito por kylie worthington | Traduzido por ana claudia bragé
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lar bagunçado e depressão
Sala desarrumada (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

A situação da casa de uma pessoa com frequência proporciona uma ideia sobre o estado de seu bem-estar geral. O feng shui ensina que desordem no lar causa depressão e cansaço. Acreditando ou não na arte do feng shui, há uma relação direta entre casa bagunçada e depressão.

Outras pessoas estão lendo

O papel da depressão

Uma causa dessa relação entre casa desordenada e depressão é que a fadiga é um sintoma comum dessa doença. Aqueles que estão deprimidos podem simplesmente se sentir cansados e desmotivados para fazer as tarefas do lar, o que resulta em acúmulo de desordem. Outro sintoma da depressão é a desesperança, o que pode aumentar o problema, pois a pessoa pode pensar: "Não há razão para limpar mesmo".

Lar bagunçado e depressão
Pessoas com depressão podem se sentir cansadas para fazer as tarefas do lar (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Ciclo vicioso

Ele ocorre quando há depressão e uma casa bagunçada. Sintomas da doença, como fadiga, desesperança e desmotivação podem levar o indivíduo a negligenciar a manutenção do lar. Ao mesmo tempo, o acúmulo de desordem pode levar a pessoa a se sentir sobrecarregada, aumentando ainda mais a depressão.

Lar bagunçado e depressão
A desesperança pode levar a pessoa a negligenciar a casa (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)

Opinião de profissionais

Christy Best, organizador profissional e autor de "Clutter's Last Stand", discute sobre a correlação entre um lar desarrumado e a depressão. "Posses, como gordura, nos isolam do mundo externo, construindo um muro de lixo que podemos usar para nos esconder. Nossas bagunças se tornam mecanismos para isolamento para nos protegermos da dor. Todos nós fazemos isso em algum nível, mas poucos fazem a associação. O ato de adquirir objetos também pode ser uma automedicação. Quantos de nós fazem compras para sentir-se melhor? Mas isso é uma resolução temporária, que no final apenas aumenta a depressão".

Lar bagunçado e depressão
Acúmulo de desordem (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)

Uma abordagem minimalista

Uma abordagem minimalista para eliminar o lixo é tornar as faxinas em seu lar muito mais simples. A regra "ame ou precise" significa apenas que qualquer item que você não ame ou precise deve ser jogado fora ou doado. Ao reduzir a quantidade de coisas em sua casa, você poderá mantê-la limpa. Os indivíduos com depressão serão beneficiados por essa prática ao terem menor acúmulo de bagunça, tornando a manutenção da casa muito menos cansativa.

Lar bagunçado e depressão
Vendas de garagem para items a serem descartados (Comstock/Comstock/Getty Images)

Uma rotina pode ajudar

A depressão é uma condição mental séria e encontrar formas saudáveis de lidar com as emoções e a ansiedade é fundamental. Conforme Ian Cook: "Ter uma rotina estabelecida pode auxiliá-lo a ter sensação de controle sobre o seu dia. Nós sabemos que ajuda e que a ausência da sensação de controle faz as pessoas sentirem-se piores". Estabeleça um horário todos os dias para fazer as tarefas do lar para que a bagunça não se acumule e fique fora de controle.

Lar bagunçado e depressão
Estabeleça um horário todos os dias para as tarefas do lar (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível