Como se lembrar das cargas de íons poliatômicos

Escrito por kevin carr | Traduzido por luigi bahia
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como se lembrar das cargas de íons poliatômicos
Nitrato de potássio se constitui de íons potássio e íons poliatômicos conhecidos como nitrato (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Os íons em química podem ser um único átomo carregado ou um grupo de átomos que atuam como um íon. Estes grupos de átomos são chamados íons poliatômicos, os quais tem cargas específicas particulares, determinada por seus números de elétrons de valência. Muitas aulas de química exigem que os alunos saibam, pelo menos, alguns dos íons poliatômicos básicos. Enquanto existem algumas maneiras e truques para descobrir as cargas em cada íon, não há regras sólidas sobre como eles são nomeados e que carga que eles possuem. A única maneira de ter certeza das cargas e nomes destes íons é memorizando-as.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Tabela periódica
  • Lápis e papel

Lista completaMinimizar

Instruções

    Calculando a partir do número de oxidação

  1. 1

    Determine o número de oxidação de cada um dos átomos do íon. Por exemplo, considere o íon hidróxido, o qual possui um átomo de oxigênio e um átomo de hidrogênio. O número de oxidação do oxigênio é -2, e o número de oxidação do hidrogénio é +1.

  2. 2

    Some os números de todos os átomos no íon. No exemplo, a soma (-2+1) é igual a -1. Esta é a carga do íon poliatômico.

  3. 3

    Escreva essa carga como um sobrescrito à direita da fórmula do íon. Para uma única carga, escreva - ou + em vez de -1 ou +1. No exemplo, o íon hidróxido é expresso como OH⁻.

    Desenhe a estrutura de Lewis do íon

  1. 1

    Desenhe cada átomo do íon com a sua estrutura de pontos de Lewis. Considere o íon do amônio, que tem um átomo de nitrogênio e quatro átomos de hidrogênio. O átomo de nitrogênio é expresso com um N cercado por cinco pontos para representar os seus elétrons de valência. Cada átomo de hidrogénio é expresso junto a um único ponto para representar os seus elétrons de valência.

  2. 2

    Desenhe os átomos do íon ligados em conjunto por ligações covalentes. No exemplo, os quatro átomos de hidrogênio vão ligar-se ao átomo de nitrogênio, e cada elétron dos átomos de hidrogênio irá formar uma ligação covalente com um dos elétrons do nitrogênio.

  3. 3

    Substitua cada par de pontos (elétrons) por uma linha para simbolizar uma ligação covalente. No exemplo, quatro linhas irão conectar o nitrogênio aos hidrogênios.

  4. 4

    Conte cada elétron que sobrar após a contagem de oito para cada átomo e dois para cada hidrogênio, considerando-os cargas positivas sobre o íon. Se houver qualquer quantidade de elétrons faltando para que cada átomo tenha seu número de estabilidade de elétrons, adicione-os na estrutura e conte-os como cargas negativas para o íon. No exemplo, o íon de amônio tem uma única carga positiva, porque tem um elétron extra após a ligação com quatro átomos de hidrogênio.

    Métodos Mnemônicos

  1. 1

    Use um método mnemônico para ajudar a lembrar as cargas. Por exemplo, experimente usar a frase "Nick e Camel: ato de Cruz e Santos em Phoenix" para lembrar os íons poliatômicos que terminam em "-ato" .O "-ato" é indicado na própria sentença para esclarecer o contexto da frase.

  2. 2

    Use a primeira letra (para N, C, S ou P) ou letras (para Cl) dos substantivos na frase para o átomo principal do íon poliatômico. Por exemplo, para escrever a fórmula e carga do nitrato, use N como o nitrogênio de "Nick".

  3. 3

    Conte as consoantes na palavra. Este é o número de átomos de oxigénio no íon poliatômico. Por exemplo, há três consoantes em "Nick", de forma que há três átomos de oxigénio no nitrato.

  4. 4

    Conte as vogais da palavra. Esta é a carga negativa sobre o íon poliatômico. Por exemplo, existe uma vogal em "Nick", portanto o nitrato tem uma carga negativa -1.

Dicas & Advertências

  • Utilizar o número de oxidação ou o número de valência dos átomos só funciona para íons poliatômicos mais simples, tais como amônio, hidróxido, acetato e cianeto. Isso não funciona para íons poliatômicos que têm átomos que podem apresentar diferentes números de oxidação, como enxofre ou nitrogênio. É por essa razão que eles formam íons "-ito" e "-ato" com a mesma carga.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível