×
Loading ...

O que é um tecido modal?

Atualizado em 17 abril, 2017

A palavra "modal" refere-se a uma fibra de raion modificada. O tecido sintético foi desenvolvido na década de 1930 para usos industriais como pneus, mangueiras e correias transportadoras, mas depois começou a ser produzido para ser usado na moda. A fibra é feita de faias e é 50% mais higroscópica, ou seja, absorve mais água do que o algodão.

Os tecidos modais possuem uma textura parecida com a seda (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Características

Os produtos têxteis feitos de modal precisam ser lavados em baixas temperaturas, mas são resistentes a encolhimentos e desbotamentos, ao passo que a seda e o raion são tecidos similares e podem ser bem sensíveis. Os tecidos modais podem ser tingidos facilmente, assim como os de algodão e não desbotarão se lavados em água quente. O material é macio e suave como a seda e é uma escolha bem popular entre fabricantes de tecidos indianos.

Loading...

Usos

O modal ganhou mais popularidade durante o século 21 e é usado para itens como toalhas, roupões de banho, lençóis e roupas. Em um ambiente doméstico, o modal é misturado com outros materiais, como o spandex, para dar uma textura mais parecida com o algodão.

Desenvolvimento

Depois que o modal foi desenvolvido para usos industriais, algumas alterações no processamento do raion forneceram possibilidades diferentes para o tecido. Essas possibilidade surgiram por causa de modificações -- como condições de rotação, compostos químicos alterados e o esticamento de fibras individuais com uma cristalinidade maior -- que levaram a uma resistência maior. Na década de 1950, os japoneses desenvolveram mais ainda o tecido para produzir uma fibra modal com um módulo de água maior, o que significa que ela não encolhe nem desforma quando molhada.

Vantagens sobre o algodão

Este material tem ganhado popularidade sobre o algodão entre fabricantes e consumidores. O modal é um tecido leve que mantém bem a cor e não envelhece como o algodão. Ele é resistente à água, ou seja, ficam bem menos resíduos nele depois da lavagem, diferente do algodão. Ele é sempre macio e liso, mesmo após diversas lavagens; o algodão pode se tornar rígido.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...