Para que as lentes de aumento são usadas?

Escrito por matthew huntington | Traduzido por eduardo horst maidana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Para que as lentes de aumento são usadas?
As lentes de aumento tem uma variedade de usos, desde o estudo da natureza até pesquisas médicas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

As lentes de aumento foram inventadas na Europa por volta de 1250. Hoje, mais de 750 anos depois, as lentes de aumento vêm em centenas de estilos e tamanhos, desde as leves, de acrílico para uso doméstico, até as lentes de aumento usadas em microscópios de alta potência para pesquisas científicas. As lentes também ajudam pessoas com problemas de visão e ajudam profissionais como joalheiros e fotógrafos em seus trabalhos.

Outras pessoas estão lendo

Problemas de visão

As lentes de aumentos são, geralmente, usadas para ajudar pessoas com problemas de visão. Os óculos são uma forma de lente de aumento, que corrigem problemas desde miopia ou hipermetropia até astigmatismo. Pessoas com degeneração macular ou problemas oculares causados por glaucoma ou diabetes, geralmente precisam de lupas para ler livros, jornais e outros documentos com letras pequenas. As lentes de aumento montadas em dispositivos de leitura podem aumentar as letras de três a dez vezes e são também úteis para pessoas que têm doenças oculares, como deficiências de cones e bastonetes, ou retinite pigmentosa.

Ferramentas científicas e médicas

As lentes de aumento podem ser montadas em suportes para formar microscópios que os cientistas, químicos e biólogos usam para realizar pesquisas. Os microscópios são também usados em pesquisas médicas e testes de sangue, outros fluidos corporais e tecidos em laboratórios. Eles podem aumentar objetos em milhares de vezes, tornando possível visualizar organismos e elementos de diferentes tipos de matéria não visíveis a olho nu. Alguns microscópios possuem câmeras que gravam essas imagens ampliadas.

Ferramentas profissionais

Os microscópios são usados por profissionais como joalheiros e fotógrafos em seus trabalhos. Os joalheiros avaliam pedras preciosas com dispositivos chamados lupas, que consistem em três lentes de aumento montadas em um cilindro de plástico. As lupas permitem que eles vejam imperfeições e impurezas que podem afetar o valor de diamantes, esmeraldas e outras pedras preciosas. Os fotógrafos também usam lupas para editar e avaliar fotografias. Usando a lupa, o fotógrafo pode ver a textura da fotografia, o que permite saber a qualidade que ela terá quando ampliada. As lentes de câmeras são também formas de lentes de aumento, que podem tornar grandes objetos distantes em fotografias.

Tarefas domésticas e hobbies

Muitas pessoas usam lentes de aumento em casa para hobbies, artesanatos e outras atividades diárias. Colecionadores de moedas usam lentes de aumento para detectar o desgaste das moedas, o que ajuda a determinar seu valor. Colecionadores de selos usam as lentes para checar a condição e a autenticidade dos selos. Lentes de aumento em suportes são usadas para bordagem e outras atividades de corte e costura. Elas também são úteis para ler detalhes em mapas e letras miúdas em documentos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível