Educação e ciência

Como ler a tabela periódica de elementos químicos

Escrito por basil phillips | Traduzido por victor peña
Como ler a tabela periódica de elementos químicos

Estude a tabela periódica e aprenda como ela funciona

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

A tabela periódica de elementos mostra informações chave de todos elementos conhecidos no universo. Atualmente existem 118 elementos conhecidos e cada um possui sua própria caixa na tabela. Para ser bem sucedido em química, você precisa entender como ler as informações na tabela periódica.

Nível de Dificuldade:
Moderada

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Estude a tabela como um todo. Note que cada caixa possui um número no canto superior esquerdo, uma abreviação de uma ou duas letras no centro e um número na parte inferior. Se você ler a tabela de cima para baixo e da esquerda para a direita, você notará que os números aumentam, de um em um, indo de um até 118. Se você estiver olhando para uma tabela antiga, talvez ela não chegue até o 118.

  2. 2

    Escolha e examine qualquer uma das caixas na tabela. O número no canto superior esquerdo é chamado de número atômico e ele te diz quantos prótons o átomo tem. Geralmente, o número de prótons é igual ao número de elétrons no átomo.

  3. 3

    Veja a abreviação de uma ou duas letras na caixa. Esse é o símbolo do elemento e um "atalho" para o seu nome. Por exemplo, o elemento de número atômico igual a "1" possui a abreviação H, para hidrogênio. Algumas vezes, mas não sempre, a tabela periódica irá mostrar tanto o símbolo quanto o nome do elemento.

  4. 4

    Analise o número na parte inferior de cada caixa. Ele é a massa atômica, que é a massa média de um átomo do elemento. Só pode ser dada uma média da massa devido à existência de diferentes isótopos de um elemento, que possuem diferentes números de nêutrons e, portanto, massas diferentes. A massa atômica é escrita como "uma" ou unidade de massa atômica.

  5. 5

    Note que as colunas da tabela periódica são denominadas IA, IIA, IIB e assim por diante. Cada coluna é parte de um grupo, ou família, diferente e os elementos de mesmo grupo tendem a compartilhar algumas propriedades. Por exemplo, elementos que fazem parte do grupo IA são chamados de metais alcalinos. Todos eles tendem a reagir vigorosamente com água para formar soluções alcalinas fortes.

  6. 6

    Ao olhar para a direita da coluna IIB, você vai notar uma linha em forma de escada que vai do topo da coluna IIIA até a parte inferior da coluna VIA. Essa linha divide os metais, à esquerda, dos não-metais, à direita. Metais tendem a ser maleáveis, dúcteis, bons condutores de calor e eletricidade, possuem uma superfície brilhante tipicamente e normalmente são sólidos à temperatura ambiente. Não-metais possuem características opostas a essas.

  7. 7

    Olhe para os elementos imediatamente à direita da linha em escada. Esses são chamados de semimetais e tendem a ter características tanto de metais quanto de ametais.

Dicas & Advertências

  • Pode levar algum tempo para você aprender todas as informações encontradas na tabela periódica. No entanto, quando você tiver aprendido, a química se torna muito mais fácil já que você pode ter acesso imediato a uma vasta gama de informações.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media