Mais
×

Lesões dentro do baço de um cão

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os cães podem desenvolver lesões dentro do baço. Essas lesões podem causar sérios efeitos adversos na saúde do cão e devem ser avaliadas por um veterinário para diagnóstico e tratamento adequados.

Os cães podem desenvolver lesões dentro do baço (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Identificação

Uma lesão esplênica é uma massa encontrada dentro do baço. Estas lesões podem ser benignas ou malignas, podendo necessitar de tratamento e remoção cirúrgica.

Hemangiossarcoma canino

Segundo o College of Veterinary Medicine, na Universidade da Geórgia, a lesão mais comum dentro do baço canino é o hemangiossarcoma (ou HSA). Este tipo de lesão é responsável por 51 a 66% de todos os tumores esplênicos . O HSA ocorre com mais frequências em cães de raças grandes, com idades entre 8 a 13 anos. É um tumor maligno que também pode afetar o coração, pele, pulmões, aorta, cavidade oral, rins, osso, músculo, trato urinário, língua, intestinos, próstata, vagina, conjuntiva e peritônio. O prognóstico para os cães com HSA é precário, mesmo com o tratamento agressivo.

Tumores de mastócitos

Os tumores de mastócitos, ou mastocitomas, começam geralmente na pele e podem se deslocar para os linfonodos, baço, fígado e medula óssea. São responsáveis por aproximadamente 20% de todos os tumores relacionados à pele, e ocorrem geralmente em cães com cerca de 8 a 9 anos de idade. Os tumores de mastócitos dentro do baço produzem sintomas, como perda de apetite, vômito, fezes alcatroadas negras e dor abdominal.

Hematona/Hiperplasia nodular

Os hematomas e a hiperplasia nodular são lesões encontradas com frequência dentro do baço. Segundo o American College of Veterinary Surgeons, eles respondem por cerca de 20 a 41% de todas as lesões encontradas no baço. Essas lesões são benignas. A remoção cirúrgica é um tratamento bem-sucedido na maioria dos cães.

Considerações

Se o seu cão apresentar sintomas incomuns, consulte um veterinário. A detecção precoce é a chave para o tratamento das lesões e massas dentro do baço.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article