Lesões no peito causadas por airbags

Escrito por jennifer "robin"r | Traduzido por joanna dalleth
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Lesões no peito causadas por airbags
Airbags para o passageiro passaram a ser obrigatórios em 1998 (airbag image by Dimitar Atanasov from Fotolia.com)

O airbag disparado por colisão é um dispositivo de segurança passiva destinado a proteger o condutor ou passageiros de um carro em uma situação de colisão. Os laterais no banco do motorista têm sido uma exigência nos carros novos nos Estados Unidos desde 1994. Eles passaram a ser obrigatórios em 1998. Estes equipamentos salvaram muitas vidas, mas algumas pessoas foram mortas ou feridas por eles.

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Como um airbag funciona

Todo carro equipado com um airbag tem uma unidade de controle que consiste em sensores e um pequeno computador que percebe se a situação é de acidente, disparando o airbag caso a situação exija. Os sensores percebem mudanças na velocidade do veículo, a velocidade das rodas, a pressão sobre os painéis da carroçaria e o movimento do carro. A unidade de controle também percebe quantas pessoas estão no veículo e se elas estão usando o cinto de segurança.

Durante uma colisão, a unidade de controle infla o airbag com um propulsor químico, fazendo com que o saco se infle em menos de cinco centésimos de segundo. Ele também aperta os cintos de segurança e, se um ocupante não está usando-o, ajusta a pressão do airbag para compensar isso. Imediatamente após a colisão, o airbag esvazia. É um item de uso único e deve ser substituído após ser ativado por qualquer motivo.

Lesões causadas por airbags em geral

Enquanto a ativação, mesmo que violenta, de um airbag seja muito melhor do que sofrer uma colisão sem airbag, existem certos riscos e lesões que são comumente causadas pelo equipamento. O propulsor utilizado para inflar o saco age explosivamente quando o airbag é inflado. Esta combustão pode causar queimaduras no peito, pescoço, rosto e braços do ocupante. O propulsor pode também causar irritação ocular e respiratória. A força do airbag pode ralar ou machucar a pele, sendo que o barulho da ativação pode causar perda de audição. De acordo com o site MedScape, quando o ocupante se apoia no painel do airbag, a ativação pode quebrar ossos da mão, punho e braço.

Lesões no tórax

De um modo geral, os ocupantes segurados por um cinto de segurança e airbag são muito menos propensos a ferimentos e morte em uma colisão. No entanto, existem casos de lesões no tórax. Lesões não fatais podem ser fraturas de costelas, fraturas e hematomas no esterno, peito, a ruptura da aorta, pneumonia e um ataque cardíaco. O Instituto Americano de Saúde publicou vários artigos que documentam mortes causadas por airbags, onde podemos ver fraturas de costelas, hematomas graves dentro da cavidade torácica e cortes ou perfurações no coração e suas membranas próximas.

Causas do trauma torácico

Em todos os acidentes fatais publicados, o motorista estava significativamente abaixo da altura média e estava sentado a menos de dez centímetros do volante, fazendo com que o airbag transmitisse toda a força de sua ativação para o peito do motorista. Em algumas circunstâncias, o ocupante estava caído para a frente devido à lesão anterior ou inconsciência, também no caminho do airbag. Lesões como pneumonia e ataque cardíaco, quando presentes, parecem ser episódios únicos causados por acaso ou muita falta de sorte.

Prevenção

A Administração em Segurança de Transportes americana publicou diretrizes aplicáveis ​​a todos os ocupantes dos veículos equipados com airbag. Use sempre o cinto de segurança fornecido pelo fabricante do carro. No banco da frente, use sempre o cinto que passa sobre o ombro e colo. Sente-se pelo menos 25 cm atrás do volante ou painel. Crianças menores de 12 anos devem andar no banco de trás. Nunca deve haver uma cadeirinha infantil do tipo que fica virada para trás onde há um airbag ativo.

Se você não puder seguir essas orientações, verifique se é possível desligar o mecanismo dos airbags no seu veículo e desative-os.

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