Quanto tempo leva para amoxicilina fazer efeito em uma dor de dente?

Escrito por bryan cohen | Traduzido por mara marcos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quanto tempo leva para amoxicilina fazer efeito em uma dor de dente?
Monitore a dor de dente para ter certeza de que está melhorando (Wikimedia Commons)

Outras pessoas estão lendo

Causas

Como a amoxicilina é um antibiótico, e não um analgésico, é importante determinar, primeiro, qual a causa da dor de dente. Existem várias possíveis razões para a dor, entre elas estão um dente quebrado, doenças da gengiva, um abcesso, uma impactação, erupção e espasmos musculares. A causa mais comum é a cavidade dental. Quando notar uma dor de dente, procure um dentista pois se a dor é causada por uma bactéria, você vai querer tomar a medicação correta antes que a infecção se espalhe. O dentista pode, inclusive, verificar que a dor está relacionada com uma infecção de ouvido, problema nos seios da face ou doenças cardíacas, ao invés de problemas com os dentes ou a mandíbula. A razão pela qual os dentistas costumam prescrever antibióticos nos casos de dor é porque a maior parte dos problemas que causam a dor podem ser agravados por bactérias boas e ruins existentes na boca. Como o tratamento nem sempre é uma opção imediata, o risco de infecção deve ser controlado até que o tratamento correto ocorra.

Como a amoxicilina funciona

A amoxicilina é um antibiótico da mesma família da penicilina e é prescrito para tratar infecções causadas por bactérias. A amoxicilina é uma destruidora de criação da parede celular das bactérias, acabando com a capacidade das bactérias de fazer certas ligações ocorrerem. Isto leva a furos nas paredes das bactérias e à morte celular. O antibiótico é usado para tratar vários tipos diferentes de bactérias, e é prescrito para a pele e tecidos moles, vias aéreas superiores e inferiores, infecções de urina, sangue e infecções de órgãos, doenças sexualmente transmissíveis e infecções dentárias. A medicação geralmente leva em torno de três dias para começar a fazer efeito na dor de dente. Este é o tempo que a amoxicilina leva para se preparar e atacar as bactérias que causam a dor. Há alguma preocupação geral sobre o uso de antibióticos levando a bactérias resistentes, então consulte o seu médico se essa é uma preocupação sua.

Próximos passos

Existem três objetivos principais quando se trata de tratar uma dor de dente: curar todas as infecções, preservar o dente e evitar eventuais complicações. Se o dente está severamente contaminado, pode precisar ser removido imediatamente e qualquer infecção pode ter que ser removida cirurgicamente. Há uma chance de que a amoxicilina não funcionará devido a bactérias resistentes ou porque as bactéria já se espalharam muito. Se as bactérias se espalharem, elas podem infectar o tecido mole, o osso do maxilar ou outras partes do corpo. É por isso que você deve agir rapidamente quando sentir uma dor de dente, tratar com amoxicilina ou algum outro antibiótico, e monitorar o dente para garantir que ele está melhorando.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível