Mais
×

Lições do Novo Testamento para crianças

O Novo Testamento oferece inúmeras histórias e temas como lições da Bíblia para crianças. Desde o nascimento de Jesus até as parábolas, as crianças encontram histórias interessantes e que podem compreender. Os professores da escola dominical e também os pais podem encontrar atividades e ideias na internet para que haja interação durante as lições.

O Novo Testamento oferece lindas histórias da Bíblia para crianças (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

A moeda perdida

Leia Lucas 15:8-10, da Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) da Bíblia. Pergunte às crianças se alguma vez perderam alguma coisa muito importante. Peça que elas digam o que fariam se perdessem R$ 100,00 (o que uma pessoa adulta ganha em média por dia). Diga para demonstrarem como se sentiriam se encontrassem o dinheiro.

Jesus diz que os anjos ficam muito contentes quando um pecador se arrepende e clama por Deus. Dê às crianças dez moedas de chocolate embrulhadas em papel alumínio para colarem em uma folha de papel e escrevam: "Eu sou importante para Deus!" .

Jesus acalma a tempestade

Peça a um aluno que leia Marcos 4:35-41. Pergunte o que Jesus estava fazendo no barco, se ele estava com medo e como eles o sabem. Pergunte-lhes se os discípulos estavam com medo e quais os motivos. Peça aos alunos que movam suas cadeiras e disponham-nas como se fossem um navio e você interpreta Jesus dormindo. Representem a passagem bíblica.

A Bíblia diz que os discípulos ficaram admirados que a tempestade obedeceu imediatamente a Jesus. Pergunte a elas por quê. Pergunte se alguma vez sentiram como se uma tempestade os envolvesse, mesmo que não fosse uma tempestade real. Lembre-lhes que Jesus pode acalmar as tempestades dentro de cada um, assim como fez com a tempestade no mar. Dependendo da faixa etária, peça às crianças para desenvolverem atividades (veja a seção "Recursos").

A oração do Senhor

Peça a um dos alunos que leia Mateus 6:5-15 da NTLH. Com alunos do ensino fundamental, use uma paródia da "Oração do Senhor" para demonstrar a conversa de um crente com um Deus real. Depois da paródia, peça aos alunos que falem sobre o que a oração realmente significa para eles. Pergunte qual poderia ser sua reação caso Deus falasse diretamente a eles.

Como atividade para alunos dessa faixa etária, você pode usar um livro de orações para montar (veja a seção "Recursos").

Alimentando cinco mil

Leia Mateus 14:13-21 da NTHL. Destaque o quanto as pessoas tinham andado para chegar a Jesus e pedir para que Ele curasse os enfermos. Não havia onde encontrar alimento, foi então que Jesus disse aos discípulos que deveriam alimentar o povo; Ele já tinha um plano.

Abra uma sacola e mostre às crianças o que havia no almoço do menino. Pergunte se aquilo parece suficiente para alimentar cinco mil homens e suas famílias. Jesus orou sobre o alimento e pediu aos discípulos que distribuíssem. Pergunte às crianças como era possível haver comida suficiente, inclusive com 12 cestos de sobras.

Distribua uma folha de atividades ou desenvolva uma atividade de artesanato.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article