×
Loading ...

Como lidar com acusação falsa no trabalho

Atualizado em 23 março, 2017

Ao se deparar com uma falsa acusação no trabalho, pense em como lidar com essa situação. Uma acusação falsa é uma declaração sobre você, feita por outro funcionário, que não procede. Por exemplo, um empregado pode acusá-lo de perseguição sexual ou de roubo de materiais e ou de informações da empresa. Dependendo do grau de severidade da queixa, pode ser necessário acionar a justiça contra o acusador mentiroso.

Instruções

Confrontar uma acusação falsa pode ser a melhor maneira de lidar com essa situação (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Enfrente essa acusação falsa apresentando evidências que a desmintam. Por exemplo, se for de assédio sexual, peça para que outras pessoas que estavam presente no local quando o fato ocorreu para falarem para seu supervisor ou chefe sobre o que elas testemunharam. Muitas vezes, ignorar a falsa acusação poderá fazer com que a situação fique ainda pior.

    Loading...
  2. Mantenha a calma. Uma das piores atitudes que você pode tomar a respeito dessa falsa acusação é ficar chateado e perder sua serenidade. Lembre-se, é função da empresa investigar todos os rumores sobre má conduta, para o bem dela mesma. Além disso, situações envolvendo acusações mentirosas são muito comuns.

  3. Consulte o manual de ética e conduta da empresa para revisar as políticas e os procedimentos cabíveis a respeito da investigação de uma acusação falsa. A empresa pode pedir que você realize determinadas tarefas para desafiar a acusação. Por exemplo, ela pode pedir que compile todos os seus e-mails antigos ou que crie uma linha de tempo da sua versão de quando os eventos ocorreram.

  4. Se necessário, contate um advogado e mova uma ação judicial. Além disso, a empresa pode ter um advogado no quadro de funcionários que pode te ajudar mediante esta situação. Entretanto, se a pessoa conscientemente e imprudentemente fez tal acusação falsa contra você, ela pode ser processada por difamação.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...