Como lidar com empregados insatisfeitos

Escrito por allen young | Traduzido por marina costa
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Como lidar com empregados insatisfeitos
Empregado insatisfeito

Um empregado insatisfeito é como uma maçã ruim - pode contaminar o resto do cesto de frutas. Lidar com uma situação como esta pode se tornar difícil, por isso resolver o problema cedo pode ser vital para a resolução de conflitos. Aqui você encontrará algumas dicas para ajudá-lo a lidar com empregados insatisfeitos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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Instruções

  1. 1

    Preste atenção na sua equipe. Se há um problema, o grupo de empregados pode saber sobre ele muito antes de você. Mantenha os ouvidos abertos para comentários descontentes e procure sinais de insatisfação nas atitudes dos empregados.

  2. 2

    Converse com cada um dos funcionários. Peça-os pessoalmente para se encontrarem com você no seu escritório perto do final do expediente para tentar descobrir qual é o problema. Fazer isso neste horário evita fofocas e permite que seu empregado vá para casa e pense sobre a conversa sem interferências.

  3. 3

    Faça perguntas para descobrir exatamente qual é o problema. Se ele envolve outro funcionário, tente marcar uma reunião entre vocês três onde você possa agir como moderador. Avise-os para que possam organizar os pensamentos. Pergunte se há algo que possa ser feito imediatamente para aliviar a tensão.

  4. 4

    Ouça seu empregado. Se ele tem um problema pessoal com você, pode ser que ele gagueje e hesite na hora de falar. Se necessário, seja direto, e tente ver se você pode resolver isso de tal forma que ambos possam continuar a conviver de forma profissional ou sugira a transferência dele para outro departamento.

  5. 5

    Mantenha-se calmo. Seu empregado já está insatisfeito e você não quer que a situação piore. Se ele começar a gritar, espere que ele pare e diga calmamente que não está ali para discutir. Pergunte se ele precisa de um dia de folga para se acalmar.

  6. 6

    Documente tudo. Todas as suas conversas com seu empregado devem ser registradas. Escreva memorandos para o seu supervisor, informando-o sobre a situação e mande uma cópia para os recursos humanos. A evidência documental será necessária, caso o empregado entre com uma ação judicial.

Dicas & Advertências

  • Às vezes as pressões externas podem causar uma crise no ambiente de trabalho. Se o funcionário em questão está se comportando diferente do normal, pergunte se há algo não relacionado ao trabalho que o está incomodando. Estresse advindo de outros meios também pode causar estresse no trabalho. Você pode indicar que ele procure um psicólogo. Muitas empresas oferecem este serviço aos empregados.
  • Todos nós ouvimos histórias sobre "empregados descontentes". Estes incidentes são raros, mas acontecem, por isso leve a sério qualquer ameaça feita a você ou à empresa e aja de acordo com o requerido pela situação.

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