Como lidar com injustiças no trabalho

Escrito por kimberly turtenwald | Traduzido por juliana soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como lidar com injustiças no trabalho
O funcionário responsável nem sempre é o que leva a culpa (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Quando você era criança, seus pais devem ter falado que nem sempre a vida é justa e, provavelmente, você cresceu e descobriu que isso era verdade. Às vezes, no trabalho, você pode acabar levando a culpa por algo que não fez, enquanto a pessoa responsável nem foi repreendida. Essas e outras injustiças no trabalho podem desanimar até o funcionário mais fiel, fazendo com que seja um desafio ir todo dia para o trabalho. No entanto, se você se esforçar para lidar com essas injustiças, poderá ter paz.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Pense no impacto da injustiça para decidir o que deve fazer, e também se vale a pena fazer algo. Se a injustiça que ocorreu somente o irritar um pouco, como um e-mail dizendo para você não fazer algo que já não está fazendo, deixe passar. No entanto, se ela tiver algum impacto em seu emprego, como um grande erro que não foi você quem cometeu, você precisará lidar com essa situação.

  2. 2

    Acalme-se antes de decidir qualquer coisa. Diga a você mesmo que tudo vai ficar bem. Quando abordar a situação de forma tranquila, provavelmente terá mais sucesso do que se lidar com isso quando estiver com raiva ou frustrado.

  3. 3

    Organize os fatos que precisa para provar o que vai dizer, se você sentir a necessidade de corrigir o engano. Estar preparado o ajudará a garantir que você conseguirá convencer seu supervisor ou seu chefe.

  4. 4

    Fale diretamente com a pessoa que o julgou de forma errada, principalmente se for um colega. Em alguns casos, ele pode nem saber o que está acontecendo. Caso ele saiba, ter ciência de que o que aconteceu o incomodou pode ser suficiente para que ele corrija seu comportamento. Se não, fale com seu chefe sobre o assunto.

  5. 5

    Apresente sua opinião usando apenas fatos. Suas emoções podem acabar o dominando, portanto foque nos fatos que conseguir provar.

  6. 6

    Leve o assunto ao departamento de recursos humanos se não conseguir resolver com seu chefe, ou se ele for parte do problema, ou ainda a causa dele. No entanto, pense bem se tudo isso vale a pena, considerando a injustiça que aconteceu, para evitar que o ambiente de trabalho se torne um lugar desagradável e constrangedor para você e seus colegas.

Dicas & Advertências

  • Evite culpar outras pessoas, pois isso fará com que você pareça o culpado. Em vez disso, tente provar que você não cometeu o erro.
  • Não faça acusações, mas aborde o assunto do ponto de vista que o ambiente de trabalho precisa ser um local agradável para todo mundo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível