Como lidar com a insubordinação de funcionários

Escrito por gilbert manda | Traduzido por ingrid marçal
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Como lidar com a insubordinação de funcionários
A insubordinação de um funcionário deve ser tratada imediatamente (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Lidar com funcionários que questionam suas palavras pode ser um desafio. Em vez de ouvir suas instruções, eles as questionam. Isso pode ser irritante e improdutível. Mas você não deve reagir emocionalmente. Ao invés disso, tente lidar com a situação de forma racional e justa, evitando, assim, ações judiciais caso o funcionário seja punido.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Tome atitudes rapidamente para evitar que a situação se agrave. Avalie a situação e decida como agir de forma mais razoável. Certifique-se de que qualquer ação que possa ser tomada esteja de acordo com a política da empresa, para evitar dar ao funcionário razão para levá-lo ao tribunal.

  2. 2

    Documente o comportamento do funcionário sempre que ele questionar suas instruções. É importante descrever esse comportamento, escrevendo exatamente o que foi dito por ele. Não inclua sua opinião pessoal sobre o incidente, pois isso não conta nos tribunais caso o empregado processe a empresa por uma demissão ilegal. Você não pode escrever, por exemplo, que o funcionário teve uma atitude ruim, pois o tribunal pode considerar isso uma opinião pessoal. Ao invés disso, descreva o comportamento e as palavras ditas por ele.

  3. 3

    Chame o funcionário para discutir o assunto em seu escritório ou outro local reservado. Deve-se chamar também os oficiais do departamento de recursos humanos para essa reunião. Documente tudo o que for discutido durante a reunião.

  4. 4

    Afirme a autoridade de seu cargo, deixando claro para o funcionário que sua função é gerenciar os funcionários. Além disso, durante a reunião, faça com que ele entenda as consequências de sua insubordinação. Você não deve ameaçá-lo. Explique a política da empresa em relação à falta de respeito com os superiores e as atitudes que serão tomadas caso o comportamento não mude.

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    Foque no comportamento, não na pessoa do funcionário. Você está buscando uma solução para o problemas, não ganhar uma guerra contra um funcionário rude. Então lide com a situação com a mente aberta. Não assuma que a insubordinação do funcionário é mal-intencionada. Ela pode ser causada por vários fatores, incluindo a desmotivação, problemas pessoais, medo e confusão. Tenha calma e positividade quando falar com o funcionário para chegar ao fundo do problema.

  6. 6

    Informe ao departamento de recursos humanos caso a situação não esteja melhorando. Apresente a documentação que coletou sobre o comportamento do funcionário. Isso servirá para informá-los sobre as medidas que você tomou na tentativa de controlar a situação. O departamento de RH pode usar essa documentação para tomar uma decisão sobre o caso.

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