Como lidar com a paranoia

Escrito por j.l grayson-avery | Traduzido por ana rodrigues
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Como lidar com a paranoia
Evite que a paranoia tome conta da sua vida através de técnicas de enfrentamento simples (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

A paranoia envolve poderosos sentimentos de ansiedade e a crença recorrente de que as outras pessoas querem prejudicar o doente de alguma forma. Pessoas que sofrem com a paranoia geralmente têm dificuldade com relacionamentos, são facilmente ofendidas e acham que é quase impossível confiar nas pessoas. Há uma série de possíveis causas para o problema, então os tratamentos variam, mas o aprendizado de habilidades básicas de sobrevivência é um primeiro passo para lidar com sentimentos paranoicos dias após dia.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Obtenha o apoio de familiares e amigos que estão perto de você. Saber que você tem o apoio aliviará a sensação de que é um fardo para os outros. Cercar-se de pessoas positivas que amam você ajudará a aumentar a sua auto-confiança. Falar sobre seus problemas com amigos que lhe dão apoio ajudará você a deixar sentimentos irracionais ou irritados longe. Se você não sente que pode conversar com os membros da família ou amigos, considere se aproximar de seu médico ou pastor da igreja.

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    Aproveite o tempo para resolver as coisas positivas em sua vida. Ao invés de permitir que sentimentos negativos controlem o seu pensamento, concentre-se nas coisas boas, como amigos, seu trabalho e em casa. Pense em suas conquistas, o que pode ser qualquer coisa desde um certificado de ensino médio até uma promoção no trabalho. Baixa auto-estima geralmente acompanha a paranoia, e deve ser tratada de forma positiva.

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    Durma bastante. Evite qualquer coisa que possa afetar seu sono, como cafeína e álcool. Ter uma noite de insônia afeta a maneira como você pensa e sente, tornando pensamentos paranoicos mais prováveis. Certas drogas podem também provocar sensações paranoicas como um efeito colateral. Antes de tomar qualquer coisa, como comprimidos para dormir, consulte o seu médico.

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    Aprenda técnicas de relaxamento. Pratique exercícios de respiração profunda, que são úteis quando você estiver se sentindo ansioso ou irritado. Isso pode ajudar a afastar uma situação que esteja causando-lhe a sensação de paranoia e pratique a respiração antes de retornar. Isto dá-lhe tempo para se acalmar e permitir o pensamento racional.

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    Identifique os principais sintomas da paranoia e evite-os ou faça ajustes para lidar com eles. Se certas pessoas fazem você se sentir paranoico, você tem a opção de evitá-las por completo ou explicar como se sente. Se você sabe que entrará em novos ambientes que podem desencadear sentimentos de paranoia, peça a alguém da sua confiança para acompanhá-lo.

Dicas & Advertências

  • Não tenha medo de procurar a ajuda de um terapeuta. Certas terapias comportamentais têm tido êxito no tratamento da paranoia.
  • Tão importante quanto falar com as pessoas que confia, é escutá-las. Quando elas dizem que te amam e estão orgulhosas de você, aceite o elogio como genuíno. Se você acredita que elas são falsas, pergunte-se o que elas têm a ganhar com a desonestidade. Tente pensar racionalmente quando você tiver pensamentos negativos.
  • Evite o confronto, tanto quanto possível. Pratique o desapego da raiva e de pensamentos intrusivos que podem causar-lhe problemas.

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