Como lidar com situações desagradáveis no trabalho

Escrito por c.k. wren | Traduzido por luciana aché
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Como lidar com situações desagradáveis no trabalho
Probleminhas no trabalho são irritantes, mas você pode aprender a lidar com eles (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Mais cedo ou mais tarde, todo mundo acaba tendo que lidar com pequenas coisinhas irritantes no ambiente de trabalho. Mesmo que você genuinamente goste dos seus colegas, isso não significa que você gosta de tudo que eles fazem. Seja o cara que senta do seu lado que vive estalando os nós dos dedos, um membro da equipe que passa muito tempo nas redes sociais ou o colega que deixa xícaras de café sujas por toda parte, você está destinado a se sentir irritado em alguns momentos. Lidar com esses probleminhas de uma maneira profissional ajuda a manter um bom relacionamento entre as pessoas com as quais você tem que passar tanto tempo.

Escolha suas batalhas

Você precisa decidir quais são as coisinhas com as quais consegue e com as quais não consegue conviver. Se você vive pedindo a todo mundo para parar de fazer tudo que te irrita, você pode rapidamente se tornar irritante para eles. Se alguma coisa está te ofendendo, como linguagem inapropriada ou piadas sujas, ou está causando prejuízos ao seu trabalho, como um membro da equipe que constantemente telefona dizendo que está doente e não comparece, faça um plano para confrontar o problema. Se não for esse o caso, avalie se trazer à tona a questão irritante não poderá estragar sua relação com o colega de trabalho.

Confronte seu colega de trabalho

Você deve se preparar para confrontar seu colega sobre o incômodo de uma maneira casual e amigável. Se você sentar com alguém e ressaltar o motivo específico pelo qual essa pessoa é desagradável, ela provavelmente ficará na defensiva. Use de honestidade e franqueza, dizendo algo como “eu adoro piadas, mas muitas das que você conta humilham as mulheres e isso faz eu me sentir desrespeitada”, sem ser contundente demais dizendo “suas piadas são tão ofensivas que se você não parar irei fazer uma queixa ao setor de recursos humanos”. Você quer manter uma boa relação com seus colegas de trabalho; contudo, você tem o direito de se posicionar contra um comportamento ofensivo.

Converse com seu chefe

As pessoas tendem a aceitar melhor pedidos de mudança no comportamento por parte do chefe do que por um colega. Embora não seja uma boa ideia pedir ao seu chefe para intervir porque alguém traz sanduíche de atum para o almoço todos os dias e o cheiro fica impregnado em todo o escritório, você certamente pode pedir que o chefe intervenha se um colega de trabalho é muito dispersivo, chega sempre atrasado ou tende a espalhar fofocas maldosas. Coesão é importante entre os funcionários, mas o chefe está lá para garantir que tudo corra bem. Lembre-se de escolher as batalhas que valem a pena antes de pedir ajuda ao chefe.

Distraia-se do que incomoda

Determine o que você pode fazer para minimizar os incômodos. Fones de ouvido podem bloquear sons irritantes que vêm do cubículo ao lado. Ou você pode fazer um esforço para incluir no seu planejamento um tempo, num momento que não atrapalhe seu rendimento, para conversar com aquela colega que sempre interrompe seu trabalho para falar sobre os filhos. Mantenha uma vela sem chama perfumada em sua mesa para mascarar o cheiro do sujeito que toma banho de perfume antes de ir para o escritório ou leve uma bolsa térmica para manter seu almoço com você se ele anda sumindo da geladeira. Tente focar no que você pode fazer para bloquear os probleminhas em vez de tentar mudar as pessoas e situações.

Dê o exemplo

Observe seu próprio comportamento e certifique-se de que você está sendo um bom exemplo antes de apontar o dedo para os outros. Existem coisas que você pode fazer para tentar minimizar o comportamento inadequado de terceiros. Por exemplo, mude de assunto quando o fofoqueiro do escritório quiser falar sobre os problemas do Zé com a mulher dele. Você também pode lavar sua própria louça antes de fazer um pedido público para que todas as outras lavem as deles. Reconheça que, às vezes, você não pode mudar o comportamento dos outros, mas pode reagir bem e dar um bom exemplo.

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