Como ligar uma Vespa PX

Escrito por tom lutzenberger | Traduzido por luiz carlos de frança júnior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ligar uma Vespa PX
A fiação das antigas lambretas Vespa são complicadas devido ao tamanho reduzido de seu painel de instrumentos e superfície reduzida. (Classic Motorcycle image by Gonçalo Carreira from Fotolia.com)

A fiação da lambreta Vespa PX fornece o esqueleto elétrico para todas as luzes e indicadores. A compreensão de como reparar ou substituir uma peça tende a ser um dos trabalhos mais difíceis de reparo nesta scooter italiana, mas o conserto pode ser feito com paciência.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Cabide
  • Fita isolante
  • Descascador de fios / ferramenta para crimpagem
  • Chave Phillips
  • Chave de fenda
  • Chave soquete e soquetes
  • Chave Inglesa
  • Recipiente de metal

Lista completaMinimizar

Instruções

    Preparando a lambreta

  1. 1

    Use uma chave soquete para soltar os parafusos que prendem o assento da moto. Ponha de lado o banco e coloque os parafusos em uma bandeja de metal para evitar perdê-los. Solte o motor e o painel com uma chave Phillips, remova a mangueira de combustível do carburador. Solte os parafusos que prendem o tanque de gasolina e puxe-o, devolvendo a mangueira de combustível de volta ao corpo da moto. Coloque o tanque ao lado com os parafusos da bandeja de metal.

  2. 2

    Puxe o painel do lado de fora usando uma chave inglesa e uma chave Phillips, retire a bateria e a fiação do regulador. Liberte os cabos e empurre-os através dos orifícios da estrutura do corpo da cavidade principal da motocicleta. Mova o motor para o lado, e abra a ligação do cabo do motor, na parte superior do mesmo. Desligue todas as conexões. Vá para a parte de trás da lambreta e desconecte a luz traseira.

  3. 3

    Use uma chave de fenda Phillips para desapertar os parafusos embaixo do painel da lambreta. Coloque os parafusos na bandeja de metal, desconecte o cabo do velocímetro com a mão e puxe a parte superior do aparelho para cima (você também pode precisar empurrar o cabo do velocímetro na parte inferior do garfo dianteiro ascendente). Desligue as conexões elétricas para a ignição, setas e freio de estacionamento. Vá por baixo e desligue o interruptor do freio traseiro também. Use uma chave soquete para acessar o interruptor do pedal do freio traseiro.

  4. 4

    Abra o porta-luvas e solte os dois parafusos do painel na armação. Vá para o outro lado e, com uma chave de fenda, solte os parafusos do topo do painel. Remova o painel depois de desconectar sua fiação. Volte ao porta-luvas e desconecte os indicadores dianteiros.

  5. 5

    Puxe a fiação através do quadro, a partir da fiação do painel de instrumentos até que o aparelho seja totalmente removido. Então, pegue a fiação na parte inferior da cavidade do tanque de combustível e puxe os fios de frente para trás e por cima, para fora da moldura. Remova a fiação antiga, deixando o quadro da lambreta completamente livre.

    Instalação da fiação nova

  1. 1

    Estique a fiação nova. Identifique a extremidade frontal da parte traseira. Use fita isolante para envolver a frente da instalação elétrica. Estique um cabide. Insira-o através da cavidade na lateral do tanque para a extremidade da frente, de modo que se projetem para fora do painel. Use fita adesiva para ligar a cablagem para a extremidade do lado do tanque. Cuidadosamente pesque e puxe a fiação nova através da estrutura até que ela possa ser pega no final da lambreta. Remova o cabide e cubra a fiação com fita adesiva.

  2. 2

    Retire a fiação das setas dianteiras e encaminhe-os para os conectores de sinal, reconecte com as mãos. Use uma chave de fenda longa para "pescar" a fiação desencapada através da parte superior do quadro para o painel. Puxe por cima, certificando-se de que não fique comprimido no painel. Volte a ligar o freio dianteiro e a fiação do farol.

  3. 3

    Alcance o interior da cavidade do tanque de combustível e guie o cabo do freio traseiro, da abertura frontal para o pedal do freio. Quando alcançar, puxe os fios um pouco e volte a ligar o interruptor do pedal do freio traseiro. Reinstale o pedal do freio com uma chave de caixa. Passe os cabos restantes para a caixa de junção traseira, luz traseira, bateria e e regulador.

  4. 4

    Conecte todos cabos das peças novas utilizando o esquema de fiação para Vespa PX como referência. Preste atenção especial para as cores dos fios e as peças que precisam para se conectar na junção do motor, luzes traseiras e regulador (estas peças conectam vários fios). Não se esqueça de reconectar a bateria, começando com o fio preto.

  5. 5

    Abaixe o painel de instrumentos perto o suficiente para que você possa conectar os fios restantes no o interruptor de ignição e sinais. Reconecte os cabos do velocímetro e do painel para que eles não sejam pinçados ao fechá-lo. Reinstale e aperte os parafusos para fixar painel. Reconecte os cabos e paralamas, prendendo-os com os parafusos removidos anteriormente.

    Reinstale o tanque e a mangueira de combustível, e reconecte com o carburador. Coloque a parte de trás do assento na parte superior e parafuse-o, ao mesmo tempo em que coloca o tanque de combustível no quadro. Insira a chave de ignição no painel e gire sobre a posição ligado (não ligue o motor). Teste as luzes, pressionando o freio, ligando a seta e verificando se o farol está funcionando corretamente.

Dicas & Advertências

  • Sempre tenha uma ferramenta para descascar fios disponível. Alguns fios podem mudar ao longo do tempo com conectores diferentes ou podem precisar de extensões para encaminhar corretamente. Possuindo as ferramentas, você pode fazer os reparos quando necessário durante a instalação.
  • Verifique se a fiação não se prende ou fica pinçada em algum lugar durante o processo. Fios expostos irão causar um curto, que irá bloquear o sistema e queimar fusíveis. A fiação não irá funcionar até que seja reparada novamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível