Como limpar um computador para deixá-lo mais rápido

Escrito por contributing writer | Traduzido por ellen zanelato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como limpar um computador para deixá-lo mais rápido
Limpe seu computador (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Quando uma pessoa usa um computador durante um período de tempo, ela pode perceber que ele não está rodando com a mesma velocidade que costumava. Muitos programas e arquivos em um computador podem desacelerá-lo. É fácil limpar um computador para deixá-lo mais rápido, e não demanda muito conhecimento de informática para fazer isso. Aqui está a fórmula para limpar um computador e deixá-lo mais rápido.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Você pode limpar seu computador removendo arquivos antigos. Se você possui muitos arquivos em seu computador, ele não será rápido. Cheque seus arquivos antigos e apague qualquer coisa de que você não precise mais. Se estiver preocupado sobre a remoção de arquivos, considere um back-up de todos eles para um disco rígido externo. Desta forma você terá acesso a tudo que removeu do disco rígido do seu computador.

  2. 2

    Limpe seu computador por meio da desinstalação de todos os programas que você não tem usado há bastante tempo ou não planeja mais usar. Seu computador rodará mais rapidamente se tiver menos programas instalados. Se você é usuário do Windows, pode fazer isso clicando em "Iniciar>Painel de Controle>Adicionar ou Remover programas". Surgirá uma janela com uma lista de todos os programas em seu disco. Você pode classificá-los por última data de uso. Clique em um programa e, então, clique em remover para retirá-lo de seu computador.

  3. 3

    Apague arquivos temporários. Seu computador rodará mais rapidamente se não tiver um monte de arquivos temporários armazenados no disco rígido. Você pode limpar um computador procurando por arquivos que terminem com a extensão .tmp. Se for usuário do Windows, clique com o botão direito em "Iniciar" e, então, clique em "Explorar". Clique para destacar seu disco rígido (geralmente c:). Clique em "Procurar>Todos os Arquivos e Pastas". Digite "*.tmp" e, então, clique em "Procurar". O Explorer irá mostrar uma lista de arquivos temporários que podem ser apagados. Clique em um dos arquivos. Pressione Ctrl + A para destacar todos os arquivos. Então, pressione Delete para apagá-los.

  4. 4

    Esvazie sua lixeira. A lixeira mantem cópias dos arquivos que você apaga. Você pode limpar um computador removendo os arquivos permanentemente. Você faz isso esvaziando sua lixeira. Se for usuário do Windows, clique com o botão direito em "Iniciar" e, então, clique em "Explorar". Clique com o botão direito na lixeira. Clique em "Esvaziar lixeira>Sim".

  5. 5

    Execute um verificador de erros no seu computador. Você pode fazer o computador rodar mais rapidamente removendo os erros que desaceleram a performance dele. Se você é usuário do Windows, pode fazer isso clicando em "Iniciar>Meu computador". Clique com o botão direito do mouse no seu disco rígido (geralmente c:) e, então, selecione "Propriedades". Clique na aba "Ferramentas>Verificar agora" e, então, "Iniciar".

  6. 6

    Desfragmente seu computador. Um computador que não foi desfragmentado não operará eficientemente. Para fazer um computador rodar de forma rápida, desfragmente-o e ele operará de forma mais lógica e acelerada. Se é usuário do Windows, você pode fazer isso clicando em "Iniciar>Meu computador". Clique com o botão direito no disco rígido (geralmente c:) e, então, selecione "Propriedades". Clique na aba "Ferramentas>Desfragmentar agora" e na sequência "Desfragmentar".

  7. 7

    Limpe seu registro. Há softwares disponíveis que irão consertar automaticamente quaisquer erros de registro no seu computador. O conserto de erros no registro pode fazer um computador rodar mais rapidamente, incluindo o tempo que demora para que ele inicie quando você o liga.

  8. 8

    Faça essa manutenção semanalmente.

Dicas & Advertências

  • Há programas de computador que estão disponíveis para fazer parte dessa manutenção para você. Os programas irão te solicitar que os execute numa frequência regular. Procure por softwares que tenham como objetivo específico fazer o computador ficar mais rápido.
  • Se não estiver certo sobre a remoção de um arquivo ou programa do computador, então, não o faça. Melhor pecar por excesso de precaução.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível