Mais
×

Como limpar panelas de barro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Panelas de barro são grandes utensílios de cozinha para preparar pratos deliciosos. O que as torna tão especiais é o fato delas manterem os sabores dos alimentos e temperos, ficando melhores com o tempo. Para preservar com qualidade sua panela de barro, é preciso seguir algumas recomendações na hora de lavar o utensílio.

Instruções

Panelas de barro produzem refeições deliciosas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Dicas de limpeza

  1. Deixe a panela de barro esfriar após o cozimento. Ela deve ser limpa à temperatura ambiente. Mudanças bruscas de temperatura podem danificar o barro. Se a panela foi refrigerada, também deixe que ela atinja a temperatura ambiente antes de limpar.

  2. Panelas de barro devem ser lavadas à mão e em água quente. Nunca utilize detergente ou coloque-a na máquina de lavar louça. Se ela for feita de barro esmaltado, essa parte pode ser limpa com detergente, mas não use sabão no interior, pois pode alterar o sabor dos alimentos.

  3. Use uma pequena esponja para retirar o excesso de comida que ficar grudada na parte de fora da panela. Se estiver endurecida, molhe-a na água para facilitar a limpeza.

  4. Você também pode usar um borrifador de água para umedecer a panela antes de usar a esponjar para retirar o excesso de alimento que estiver grudado na parte externa.

O que você precisa

  • Esponja
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article