×
Loading ...

Como limpar panelas esmaltadas queimadas

Atualizado em 15 junho, 2017

No arsenal de um cozinheiro, as panelas são muitas vezes um motivo de orgulho. De frigideiras de ferro fundido a woks, cada uma tem o seu lugar e valor na cozinha. Panelas esmaltadas são valorizadas tanto pela sua importância culinária como por sua beleza estética. Alimentos queimados são capazes de estragar a maioria das panelas. No entanto, existem alguns métodos para a remoção de queimaduras complicadas de suas panelas esmaltadas. Se apenas um método não remover completamente uma queimadura, avance para o próximo até que ela seja totalmente removida.

Instruções

Panelas esmaltadas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Mergulhe a panela esmaltada em água morna e detergente por várias horas. Esfregue suavemente a superfície queimada com uma escova. Não utilize um esfregão abrasivo como palha de aço, pois ele pode danificar a superfície de cozimento esmaltada. Lave a panela e repita a imersão e lavagem eliminando os restos queimados tanto quanto possível.

    Loading...
  2. Despeje duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio na panela. Adicione duas colheres de sopa de peróxido de hidrogênio, duas gotas de detergente e um copo de água. Coloque-a sobre o fogão em fogo baixo. Ferva a solução vagarosamente durante 15 a 20 minutos. Retire a panela do fogo e deixe esfriar antes de usar a escova para remover o material queimado.

  3. Utilize um detergente biológico para dissolver a queimadura. O sabão em pó biológico contém enzimas naturais de água ativadas que digerem as partículas de comida queimada. Cubra a superfície queimada da panela esmaltada com o detergente e coloque 2,5 cm de água. Deixe de molho por várias horas e esfregue todos os detritos, repetindo se necessário.

  4. Encha a panela queimada pela metade com água morna. Coloque de uma a duas pastilhas de limpeza de dentadura, dependendo do tamanho da panela e gravidade da queimadura, e deixe de molho até que a solução pare de borbulhar. Assim como o detergente, as pastilhas usam enzimas digestivas destinadas à limpeza de partículas de alimentos, mas também usam efervescência para desprender a queimadura.

  5. Adicione cinco batatas não lavadas e com casca na panela. Se ela for muito pequena, reduza o número de batatas. Adicione água até encher e coloque no forno em fogo médio. Ferva até que a maior parte da água evapore. Encha novamente e repita o procedimento. Escorra a água e jogue fora as batatas. Esfregue a queimadura com um esfregão não abrasivo para remover.

Loading...

Dicas

  • Use substâncias ácidas naturais na água para aumentar o poder de limpeza. Suco de limão e vinagre têm propriedades de limpeza fortes.

Aviso

  • Sempre enxágue a panela completamente entre as tentativas de métodos. Substâncias residuais podem causar interações indesejáveis.

O que você precisa

  • Escova não abrasiva
  • Água
  • Bicarbonato de sódio
  • Peróxido de hidrogénio
  • Detergente
  • Sabão em pó biológico
  • Pastilhas de limpeza de dentadura
  • 5 batatas

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...