Mais
×

como limpar um pargo de cauda vermelha

Atualizado em 17 abril, 2017

O pargo de cauda vermelha é um peixe suculento, carnudo e de textura firme. Ele pode ser cozinhado em uma variedade de preparações culinárias -- você pode assar, grelhar, assar a vapor e fritá-lo, bem como sazonar ou marinar com sua escolha de ervas e especiarias. Para desfrutar completamente e manter o delicioso sabor deste peixe, você deve comprar o pargo de cauda vermelha inteiro e fresco, limpá-lo corretamente e cozinhar.

Instruções

O pargo de cauda vermelha deve ser bem limpo (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Segure o pargo de cauda vermelha sob água corrente, lave e enxague. Coloque-o sobre uma tábua de corte. Use uma tesoura de cozinha para cortar as barbatanas peitorais na extremidade dianteira, e as barbatanas anais no final do peixe. Procure fazer um corte limpo e não deixar nenhuma parte de barbatanas espinhosas para trás que possa machucá-lo durante o manuseio ou ao consumir o peixe.

  2. Use o lado cego de uma faca de cozinha ou faca de escalonamento para peixes para remover as escamas do corpo. Segure o peixe pelo rabo. Corra a faca em todo o corpo em ambos os lados; raspe as escamas, da cauda até a cabeça. Mergulhe o peixe em uma peneira com água e enxague para limpar as escamas.

  3. Coloque o peixe com a barriga voltada para você. Faça uma pequena incisão na parte superior da área da barbatana peitoral e corte-a suavemente para baixo, em direção à extremidade inferior da barriga. Não corte muito profundamente, pois você pode perfurar e romper os órgãos digestivos. Este corte revelará uma parte dos órgãos internos do pargo.

  4. Coloque os dedos no interior do corpo do peixe e retire os órgãos internos. Você também pode usar uma colher para raspar suavemente e completamente para fora os órgãos internos.

  5. Lave o peixe com água fria. Despeje a água na cavidade do ventre, lave enxague. Cozinhe-o como bem desejar.

Dicas

  • Se você pretende remover a pele e fazer filé de pargo, pule o processo de descamação.

Aviso

  • Depois de limpar o peixe, lave bem as mãos, a tábua, faca e a tesoura com água quente e sabão para evitar a contaminação bacteriana.

O que você precisa

  • Tábua de corte
  • Faca de cozinha
  • Tesoura de cozinha
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article