Limpeza de válvulas EGR no Mazda

Escrito por leonardo r. grabkowski | Traduzido por rodrigo da silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Limpeza de válvulas EGR no Mazda
Com o tempo, as válvulas EGR ficam obstruídas com o acúmulo de carbono e requerem limpeza

Válvulas EGR (Esgotamento de recirculação de gases) são dispositivos em veículos modernos que ajudam a reduzir as emissões de gases nocivos. Elas surgiram pela primeira vez em veículos de produção em 1970 e tornaram-se um requisito obrigatório por causa de padrões rigorosos quanto a emissão de gases. Com o tempo, as válvulas EGR ficam obstruídas com o acúmulo de carbono e requerem limpeza. Cada veículo Mazda está equipado com uma válvula EGR e o procedimento de limpeza será o mesmo para todos os modelos, incluindo o MX-5 Miata eo Mazda 3.

Outras pessoas estão lendo

Remoção da válvula EGR

A remoção da válvula EGR é a parte mais difícil da limpeza, porque é difícil para acessar os parafusos que o mantém no lugar. Para sua proteção, desconecte o cabo negativo da bateria antes de iniciar o procedimento. A localização da válvula EGR dependerá de qual modelo Mazda que você tem, mas sempre estará localizado perto do coletor de admissão e do corpo do acelerador. Em veículos Mazda com tração dianteira, geralmente fica na parte da frente do compartimento do motor, e para veículos com tração nas rodas posteriores, normalmente se encontra no lado esquerdo do compartimento do motor.

Desligue a conexão elétrica da válvula e, em seguida, retire as mangueiras de vácuo. Cada válvula EGR Mazda tem duas mangueiras de vácuo ligado a ela: uma para entrada e outra para saída. Elas podem ser removidas sem uso de ferramentas.

A maioria das válvulas EGR tem dois parafusos na frente que podem facilmente ser vistos. Use uma chave de soquete padrão para remover estes parafusos. Existe um parafuso na parte de trás que pode ser de difícil acesso. Use uma extensão soquete para ajudá-lo. Os parafusos do suporte da EGR são muito seguros, então seria muito útil utilizar um lubrificante penetrante, tais como o “Liquid Wrench” ou o “Rust Buster”. Depois de ter removido a válvula, certifique-se de remover a vedação do suporte. O anel de vedação da válvula EGR deve ser descartado e substituído.

Limpeza de válvulas EGR no Mazda
A remoção da válvula EGR é a parte mais difícil da limpeza

Limpando a válvula EGR

Use várias toalhas de mão e cotonetes para limpar a válvula EGR. Use limpador de carbono para remover o depósito de carbono da válvula EGR. Borrife o limpador de carbono e deixe agir por alguns minutos para facilitar a limpeza da válvula. Certifique-se o limpador de carbono é seguro para conversores catalíticos ou ele pode danificar o seu conversor. Abra a válvula e limpe o interior. Use os cotonetes e toalhas de mão para ajudar a remover o carbono no interior das válvulas.

Borrife o limpador de carbono dentro das conexões das mangueiras de entrada e saída. Uma vez que o limpador de carbono solta o carbono, o método mais eficaz para a limpeza das conexões da mangueira é com os cotonetes. A toalha será muito difícil entrar na pequena abertura.

Use uma pequena lanterna para olhar dentro da abertura da válvula e certificar-se que a maior parte do acúmulo de carbono foi removido. Quando tiver certeza de que você removeu o máximo possível, deixe a válvula EGR secar por 30 minutos e reinstale-a. A reinstalação é o processo inverso da remoção.

Limpeza de válvulas EGR no Mazda
Use uma pequena lanterna para olhar dentro da abertura da válvula e certificar-se que a maior parte do acúmulo de carbono foi removido

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível