Lista de alimentos com alto teor de proteínas

Escrito por lynn dosch | Traduzido por helmir soares
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Lista de alimentos com alto teor de proteínas
mulher (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

O corpo humano é formado por 45% de proteína e usa-a para regular certos processos metabólicos para produzir enzimas, reparar danos nos músculos e construir o tecido muscular, dar-lhe energia, ajudar seu sistema imunológico a combater certas doenças, evitando que você fique sujeito à fadiga. O USDA (Departamento de Segurança e Inspeção de Comida Agrícola, em inglês) recomenda que em média, uma pessoa deve consumir 8 g de proteína por cada quilograma do seu peso. Felizmente, a proteína encontra-se disponível a partir de várias opções alimentares, de base animal, vegetariana e vegan.

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Carnes magras e peixe

As carnes magras são uma ótima fonte de proteína sem fornecer a quem as consome níveis altos de gordura e de colesterol. 85 g de carne de peru ou galinha fornece 25 a 27 g de proteína, enquanto a mesma quantidade de carne de vaca tem aproximadamente 24 g. O atum fresco enlatado ou grelhado também é uma boa escolha, fornecendo 23 a 26 g de proteína, respetivamente e a mesma quantidade de bacalhau cozinhado fornece 20 g de proteína.

Lista de alimentos com alto teor de proteínas
galinha (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Produtos derivados do leite

Leite, queijos e iogurtes fornecem quantidades significativas de proteína. Um copo com 0,2 L de leite tem 8 g de proteína, enquanto 28 g de queijo fornece 7 g. 226 g de iogurte natural fornece 12 g de proteína. Busque leite, queijos e iogurtes com baixo teor de gorduras ou magros. Os ovos também contêm um teor de proteínas significativo, em que um ovo médio fornece 6 g de proteína. A clara do ovo contém uma quantidade de proteína levemente superior (3,5 g) do que a gema.

Lista de alimentos com alto teor de proteínas
Produtos derivados do leite (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Feijões, leguminosas e legumes

O feijão é uma boa fonte de proteína, em que meia xícara de feijão preto cozido fornece 14 g de proteína. O Tempeh, um bolo de soja fermentado, contém entre 17 e 21 g de proteína por cada porção de 113 g, enquanto uma xícara de 0,2 L de leite de soja fornece 10 g de proteína. 170 g de iogurte de soja fornece 6 g. Uma xícara de espinafre cozido contém 5 g de proteína, enquanto uma xícara de brócolis cozido contém 4 g. Duas colheres de sopa de manteiga de amendoim contém 8 g de proteína, assim como 1/4 xícara de amêndoas. Um copo de feijões cozidos contém 10 a 15 g, dependendo do tipo de feijão. Lentilhas cozidas também são ricas em proteínas, pois uma xícara contém 18 g. Hambúrgueres vegetarianos contêm cerca de 13 g de proteína em cada um. Você também pode aumentar sua ingestão de proteínas se misturar 1/2 xícara de sementes de girassol (13 g de proteína) ou pinhões (15 g de proteína) em sua salada.

Lista de alimentos com alto teor de proteínas
Feijões, leguminosas e legumes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

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