A dieta Kapha Vata

Escrito por sari hardyal | Traduzido por mirella veloso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A dieta Kapha Vata
Comer frutas irá ajudar a equilibrar o dosha kapha-vata (Fruit salad in hollow watermelon and fruits image by Elzbieta Sekowska from Fotolia.com)

Ayurveda é chamada a "ciência da vida". A ayurveda usa o conceito do modelo vata-pitta-kapha para determinar qual dosha, ou combinação de doshas, é o mais proeminente em uma pessoa. Gary Gran, um profissional da ayurveda, diz que existem sete tipos básicos de pessoas, e a kapha-vata é um deles. Ele diz que kapha-vata é o tipo "ar-água", e que pessoas com esse tipo estão normalmente acima do peso e mal nutridas e estão sujeitas a problemas com má digestão e baixa imunidade. Elas também podem sofrer de muito frio, então é importante comer comidas que esquentem o corpo.

Outras pessoas estão lendo

Qualidades do Dosha

Os doshas têm qualidades baseados nos seus elementos. Tom Billings, do Living Foods, diz que dependendo da qualidade de comidas e ervas ingeridas, o corpo irá aumentar ou reduzir doshas específicos. Se itens similares são ingeridos, o dosha irá aumentar. Se itens antagônicos são ingeridos, o dosha irá diminuir. As qualidades do vata dosha incluem secura, frio, luz, mobilidade, claridade, sutileza e aspereza. Qualidades do dosha kapha incluem oleoso, frio, peso, estável, liso, viscoso e macio.

Estilo ayurvedico de comer

As dietas ayurvedicas casam as comidas com o seu tipo de corpo. Você deverá querer comer comidas que sustentem o seu tipo de corpo e o ajudem a ficar mais equilibrado. Deve evitar comer coisas que irão deixar de balancear as suas tendências naturais descritas no seu dosha. Para comer de acordo com o estilo Ayurvedico, você deverá aprender as propriedades de comidas, casar as comidas com o seu estado de equilíbrio ou desequilíbrio e escutar o seu corpo para aprender a reação a certas comidas.

Comidas para comer

Gran diz que caldos, sopas, comidas quentes e drinques são bons para ajudar a contrabalançar a suscetibilidade do kapha-vata a sentir frio. Frutas frescas e doces, legumes cozidos, grãos, cereais, feijões que são bem cozidos e fáceis de digerir, peixes, frango, peru, ovos e adoçantes naturais, como o mel, são todos boas comidas para ajudar a balancear o dosha kapha-vata.

Comidas a evitar

Evite comidas que sejam oleosas, pesadas com cremes e óleos, enlatados ou pré feitas, comida processada, junk food, doces, bolos, fast food, drinques gelados, álcool e açúcar branco. A manteiga orgânica e clarificada deve ser usadas com parcimônia. Os doshas kapha-vata devem ser cuidadosos com laticínios e comer somente pequenas porções de leite desnatado, queijo cottage ou de cabra. Evite carne vermelha ou carnes gordurosas, bem como adoçantes artificiais.

Atividade do dosha

Doshas duais, como o kapha-vata, são mais comuns que doshas únicos. Billings diz que para administrar os doshas corretamente, você deverá saber que estações e horas do dia são caracterizados pelos seus doshas. Vata é mais predominante entre as horas de 3 e 6 da tarde e de 3 as 6 da manhã. Kapha é mais predominante entre as horas de 6 e 9 da noite. O inverno e início da primavera são as estações mais ativas para kapha e outono é a estação para vata.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível