Mais
×

Lista de doenças altamente contagiosas

Atualizado em 23 março, 2017

Doenças altamente contagiosas são frequentemente espalhadas pelo ar, embora muitas sejam espalhadas pelo contato direto com pessoas infectadas. Você pode reduzir significativamente o risco de adoecer ficando em casa quando o seu sistema imunológico está comprometido, como depois de uma doença, e lavando as mãos frequentemente. Muitas doenças são transmitidas através das partículas suspensas no ar que acompanham uma tosse ou espirro, por isso sempre cubra a boca para evitar a propagação da infecção e, se você começar a se sentir mal, use uma máscara facial.

A prevenção é o melhor caminho para evitar doenças (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Varicela (catapora)

A varicela, mais conhecida como catapora, é uma doença altamente contagiosa que afeta mais comumente as crianças. A maioria das pessoas só pega catapora uma vez, mas a doença pode permanecer latente em seu corpo, e depois causar um surto de uma doença similar, a herpes. A catapora é caracterizada por uma erupção cutânea manchada que se espalha por todo o corpo, inclusive nos genitais, ouvidos, nariz e boca. É altamente contagiosa, pois se espalha através da tosse e espirros, antes mesmo dos sintomas aparecerem. A vacina está disponível para crianças com pelo menos 12 meses de idade.

Sarampo (rubéola)

O sarampo, ou rubéola, é uma doença respiratória que se espalha pelo ar e infecta 20 milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano. O sarampo é transmitido por meio de pequenas gotículas quando uma pessoa infectada espirra ou tosse sem cobrir sua boca. A característica mais importante desta doença é a erupção de corpo inteiro que a acompanha, mas outros sintomas incluem coriza, tosse, olhos vermelhos e febre. Existe uma vacina disponível contra o sarampo, que é normalmente administrada a crianças com 12 meses de idade ou mais velhas.

Malária

A malária é transmitida por mosquitos que transportam um pequeno parasita. Em 2008, entre 190 e 311 milhões de pessoas em todo o mundo foram infectadas com a malária, de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention. A malária é mais comum na África e no sul da Ásia. Os sintomas da malária incluem sintomas semelhantes aos da gripe, acompanhados de febre e calafrios. Uma vacina está disponível.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article