Lista de questões de justiça social que os assistentes sociais enfrentam

Escrito por victoria martin | Traduzido por giorgio calixto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de questões de justiça social que os assistentes sociais enfrentam
Assistentes sociais trabalham com pessoas que fogem de casa, as quais são frequentemente sobreviventes de variados problemas familiares (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Os assistentes sociais trabalham diretamente com pessoas, que precisam de assistência social ou financeira, para promover mudanças positivas na sociedade. As questões que eles encontram em sua profissão se estendem a pessoas que tem algum vício, sobreviventes de quaisquer formas de abuso, famílias disfuncionais, crianças que fugiram, desabrigados e pobreza de maneira geral.

Outras pessoas estão lendo

Pobreza

Uma das questões abrangentes que os assistentes enfrentam é a pobreza. As pessoas necessitam de dinheiro para suprir suas necessidades básicas, como comida, roupas e remédios. A falta de fundo disponível para ajudar essas pessoas é um dos grandes problemas enfrentados pelos assistentes sociais. Essas situações podem acontecer devido ao desemprego, falta de remédios ou assistência dentária ou baixos salários. Os assistentes sociais enfrentam o desafio de lidar com o aumento da pobreza com um conjunto de recursos cada vez menor disponibilizados pelos governos estadual e federal.

Baixos salários e desemprego

As mudanças na economia têm causado a demissão de muitos funcionários. Algumas empresas, incapazes de se adaptar a evolução das necessidades da economia, acabam fechando as portas. Muitas pessoas ficaram desempregadas nos últimos cinco anos. As pessoas que tinham empregos que satisfaziam as necessidades financeiras podem agora trabalhar em tempo integral em trabalhos que pagam frações menores do que eles estavam acostumados a ganhar. Essa diminuição nos rendimentos impedem-os de cumprir com suas obrigações financeiras. Isso pode resultar em outros problemas, como violência doméstica, depressão, ansiedade sobre o futuro e dívidas que saem do controle.

Falta de seguro

A visão global dos cuidados relacionados à saúde tem se tornado um grande problema para os assistentes sociais. O custo da assistência médica continua crescer, fazendo com que as famílias tomem decisões difíceis sobre se eles podem pagar pelos procedimentos médicos ou convênios médicos. O custo para essas despesas tem crescido drasticamente na última década. Como resultado, alguns funcionários abandonam a cobertura dos planos de saúde, deixando a família buscar por outras alternativas médicas.

Crianças

As crianças são uma preocupação em especial para os assistentes. As crianças em famílias pobres podem enfrentar violência doméstica, abuso e negligência. Essas situações podem causar traumas à criança, e podem exigir a intervenção do assistente. As famílias que lidam com abuso substancial e pobreza podem conseguir aconselhamento e assistência financeira para ajudá-las a estabelecer uma dinâmica familiar mais saudável. Algumas dinâmicas familiares são muito perigosas para as crianças e, nesses casos, o assistente social pode tomar a decisão de retirar a criança da sua casa e colocá-la em casas de adoção para sua própria saúde e segurança.

Diversidade

Assegurar que nenhuma das etnias sejam tratadas injustamente têm sido uma causa ganha pelos assistentes sociais. Novos imigrantes e refugiados que emigram para uma nova vida e novas oportunidades chegam a suas novas casas com poucos recursos. Os assistentes sociais colocam essas famílias em contato com programas de assistência social e financeira temporários e fornecem itens doados, como mobílias e comida, para ajudá-los a se estabelecer. Os assistentes ajudam grupos étnicos, que viveram por muitas gerações na pobreza, com serviços que incluem abrigos para sobreviventes de violência doméstica, educação e campanhas de treinamento para melhorar o preparo das famílias de baixa renda para conseguirem novos trabalhos com habilidades úteis. Os assistentes também ajudam a fornecer programas de escolas de tempo integral para crianças, para que elas tenham os cuidados necessários enquanto seus pais estão no trabalho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível